EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Maputo realiza a terceira edição do Festival de Literatura

Maputo realiza a terceira edição do Festival de Literatura

Começou ontem e segue até amanhã, dia 9, quinta-feira, a terceira edição do Festival de Literatura Resiliência, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo. O evento também conta com o apoio oficial do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique e envolve diversas entidades culturais.

O festival tem tido a organização da Editora Cavalo do Mar desde 2018, com o objetivo de promover o livro e a maior circulação das obras dos autores moçambicanos, dentro e fora do país, contribuindo assim para a edificação de um sistema literário resiliente e concorrendo para a formação de leitores no país e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através de um amplo acesso ao vasto universo da nossa literatura.

Essa terceira edição do Resiliência é uma celebração das letras e da cultura de países de língua portuguesa, onde o tema central baseia-se muito na “Mobilidade e Criação Artística na CPLP”. Também se pretende abordar, debater ou discutir propostas para a (re) formulação de políticas culturais e estratégias para a redução dos obstáculos que impedem uma maior circulação de bens culturais e mobilidade dos escritores na CPLP. O lema deste ano vem também de encontro ao da atual presidência cabo-verdiana da CPLP.

O programa do festival está mais que completo, acontece no mesmo mês que se celebra África (Dia de África, 25 de maio) e também o mês da celebração do nonagésimo sétimo aniversário do nascimento de José Craveirinha, considerado um dos melhores e maiores poetas moçambicanos e o primeiro autor africano galardoado com o Prémio Camões, em 1991.

Estão marcadas mesas de debate, lançamentos de livros, uma feira do livro e outras atividades, com a participação de escritores de várias gerações e países, de académicos, críticos literários, jornalistas, livreiros, editores e músicos, totalizando 32 participantes, como Ondjaki e Gisela Casimiro. Este festival conta ainda com duas atividades paralelas, nomeadamente, uma oficina de escrita criativa e uma visita guiada ao mítico bairro da Mafalala.

Informações e foto – divulgação.

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]