Mais uma vez, a cidade de Vigo, na Galiza, recebe o Festival Primavera do Cine, que chega este ano à sua VIII edição. O encontro, auto-definido como “evento internacional de cine galego e das áreas lusófonas”, teve início dia 23 de abril com a retrospetiva de cinema cubano.
O ciclo continuará até o dia 5 de maio. Ontem, às 19.30 horas nos Multicines Norte, foi exibido ‘Por primera vez‘ (Octavio Cortázar, 1968) e ‘Lucía‘ (Humberto Solás, 1968). Nos próximos dias, o certame encherá de luz e histórias vários locais da localidade, entre eles os bairros de Navia, o Casco Vello e o Calvario com as projeções ao ar livre.
A associação Reencanto Producions – organizadora do festival – apresenta nesta edição uma escolha de dez longa-metragens galegas e portuguesas entre as que figuram Trote (Xacio Baño, 2018), No intenso agora (João Moreira Salles, 2019), Deslembro (Flavia F. Castro, 2018) ou La felicidad de los perros (David Hernández, 2018).
No campo das curta-metragens, a cifra ascende até 9 filmes galegos e 12 lusófonos de criadoras e criadores de diverso perfil. Por último, o encontro também tem espaço para 13 peças de animação e 19 video-clips galegos e lusófonos.
Com informações e imagem PGL.gal