Será realizado em Lisboa, dias 15 e 16 de novembro, o IV Congresso de História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal, e, III Congresso do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida. O título desses eventos é “Tempos Modernos, Jornadas Antigas”. A data limite para apresentação de trabalhos é 30 de setembro de 2019.
Nos últimos decénios tem feito curso nas ciências sociais e humanas a ideia de que as sociedades teriam deixado de se organizar em torno do trabalho. Paralelamente, tem-se afirmado igualmente o fim das ideologias, do sindicalismo ou da militância.
No entanto, o que a realidade nos mostra é que, ao invés da supressão do trabalho, se tem vindo a assistir antes ao crescimento do número de pessoas nele envolvidas. Nesta nova etapa de desenvolvimento do capitalismo o trabalho não se extinguiu e o que se verifica verdadeiramente é que sofreu profundas transformações, ao ter-se tornado, para largos sectores, mais instável, multifacetado, intensificado e desvalorizado.
Por conseguinte, há que redescobrir o trabalho, tornar visível o que alguns pretendem ocultar e apreender toda a sua complexidade a partir dos olhares diversos que são protagonizados pelas várias ciências, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Por outro lado, há que evidenciar igualmente as consequências da intensificação e da desvalorização do trabalho para a saúde dos trabalhadores e as suas condições de vida, bem como as modalidades de resistência que estes lhes opõem – no presente e no passado.
Com o congresso pretende-se aprofundar o estudo e o debate nos domínios referidos. Serão acolhidos trabalhos de investigadores de todas as áreas científicas, privilegiando‐se uma abordagem interdisciplinar. Por isso, as propostas de comunicação podem tratar das seguintes temáticas, entre outras possíveis:
– A natureza do processo de produção capitalista: da cooperação simples à atualidade
– Trabalho e questão social
– História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais
– As novas formas de exploração do trabalho, suas modalidades e consequências para a saúde dos trabalhadores
– As mulheres e o trabalho
– O trabalho e o território
– O trabalho no cinema, na literatura, no teatro e nas artes plásticas: condições do trabalho ou a sua representação nas Artes
– Os direitos dos trabalhadores
– As formas de resistência e de organização dos trabalhadores: passado, presente e futuro
– Greves: das formas clássicas às novas modalidades
– Movimento sindical e outros movimentos sociais
– Condições e modo de vida da classe-que-vive-do-trabalho
Mais informações em historia.movimento.operario@gmail.com
Também em https://historiamovimentooperario.wordpress.com/
Imagem (Arooma) de uso gratuito em Pixabay