Trinta e cinco intervenientes – entre poetas e poetisas, professores de Literatura, gestores culturais e outras personalidades com ligações ao mundo da literatura e das artes –, nacionais e estrangeiros, encontram-se na Fundação Calouste Gulbenkian, a 16 e 17 de maio, para debater e estudar a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Este encontro, que ocorre como forma de celebrar o centenário do nascimento da poetisa, será composto por duas dezenas de intervenções (distribuídas por quatro painéis) e quatro mesas-redondas, dedicadas aos temas “O Espaço”, “Os Outros Poetas”, “A Política” e “Arte e Poética”.
O Colóquio, organizado pelo Centro Nacional de Cultura, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, será um momento privilegiado para o estudo e debate de uma obra essencial da literatura moderna portuguesa. O evento será realizado no edifício sede da fundação, no auditório 2, avenida de Berna, 45A , Lisboa.
Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. Ela nasceu a 06 de novembro 1919, no Porto, e morreu em 02 julho 2004, em Lisboa.
Veja aqui a programação do Colóquio Internacional Sophia Andresen
https://gulbenkian.pt/evento/coloquio-sophia-mello-breyner-andresen/
Fonte e imagem Fundação Calouste Gulbenkian