EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Abertas inscrições para os Prêmios Internacionais de Alfabetização

Abertas inscrições para os Prêmios Internacionais de Alfabetização

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recebe inscrições e indicações para os Prêmios Internacionais de Alfabetização que, neste ano, reconhecerão programas e indivíduos que promovam de maneira excepcional a alfabetização no mundo todo sob o tema “Alfabetização e Multilinguismo”.

Desde 1967, os Prêmios Internacionais da UNESCO de Alfabetização reconhecem iniciativas de excelência e inovação no campo da alfabetização. Mais de 490 projetos e programas realizados por governos, organizações não governamentais e indivíduos do mundo todo já foram premiados por seus trabalhos.

O multilinguismo é um bem tanto para a alfabetização quanto para o desenvolvimento educacional em geral e, em particular, para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) e a sua meta 4.6 que trata da qualidade inclusiva e da expansão do acesso à educação. A educação multilíngue facilita o acesso à educação enquanto promove equidade para as minorias que falam línguas não oficiais e indígenas, especialmente meninas e mulheres.

Por meio desses dois prestigiados prêmios, a UNESCO apoia a eficiência de práticas de alfabetização e encoraja a promoção de sociedades alfabetizadas para diminuir a lacuna de aproximadamente 750 milhões de analfabetos.

A UNESCO possui dois diferentes prêmios de alfabetização: o Prêmio Rei Sejong de Alfabetização (dois premiados) foi estabelecidos em 1989 e é apoiado pelo governo da Coreia do Sul. Ele considera especialmente programas que focam no desenvolvimento e na utilização da língua materna na alfabetização durante a educação e treinamentos.

Já o Prêmio Confúcio para a Alfabetização (três premiados) foi criado em 2005 e é apoiado pelo governo chinês. Esse prêmio reconhece programas que promovem a alfabetização de adultos, especialmente em áreas rurais e jovens que estão fora das escolas, especialmente meninas e mulheres.

Cada um dos vencedores dos prêmios recebem uma medalha, um diploma e 20 mil dólares.

Quem pode se candidatar e quem pode indicar?

Governos, organizações não governamentais e indivíduos são convidados a participar. Todos os formulários de inscrição devem ser submetidos às entidades de indicação, como Comissões Nacionais da UNESCO no país do programa, ou alguma ONG que já tenha parceria oficial com a UNESCO.

Os formulários de inscrição devem ser submetidos por meio de uma plataforma online. Informações detalhadas sobre o processo de candidatura e indicação podem ser encontradas no site dos Prêmios Internacionais de Alfabetização da UNESCO.

O prazo para encaminhar as candidaturas para as entidades de indicação vai até 16 de junho, à meia noite do horário de Paris (19h do dia 15 de junho, no horário de Brasília). O prazo para que as entidades de indicação submetam suas indicações para a UNESCO vai até 23 de junho, à meia noite do horário de Paris (19h do dia 22 de junho, no horário de Brasília).

As indicações serão avaliadas por um júri internacional independente, composto por cinco especialistas nos critérios de seleção. Com base nas recomendações do júri, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, selecionará os finalistas para a cerimônia de premiação que acontecerá por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização (8 de setembro).

Clique aqui para acessar mais informações sobre os prêmios: https://en.unesco.org/themes/literacy/prizes

Fonte e imagem UNESCO/Always.


Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]