Na passada quinta-feira, dia 18 de agosto, o Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira, sediado no Funchal, na ilha da Madeira, acolheu a médica veterinária e poetisa Sílvia Vasconcelos, no âmbito do ciclo de conversas sobre as obras literárias de José Saramago.
Recorde-se que esta iniciativa cultural, intitulada “Palavra Resistente. Com Saramago”, integra o programa de celebrações do centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura. De acordo com nota informativa enviada às redações, estas iniciativas realizam-se todas as terças e quintas-feiras, ao fim da tarde, até ao final do mês de agosto.
À semelhança dos anteriores convidados deste ciclo de conversas, Sílvia Vasconcelos foi desafiada a eleger uma obra de José Saramago. A escolha recaiu sobre o primeiro livro de poemas do autor, Os poemas possíveis, obra publicada em 1966. Nesta sessão, Sílvia apresentou uma seleção de poemas de Saramago, justificando as suas escolhas e contextualizando a poesia do Prémio Nobel.
De acordo com informação divulgada nas redes sociais do Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira, esta iniciativa, que homenageou a obra poética de José Saramago, destacou o papel determinante da experiência poética para a sensibilidade linguística presente na prosa do autor.
Sobre Sílvia Vasconcelos:
Sílvia Vasconcelos é médica veterinária e dirigente do Movimento Democrático de Mulheres (MDM). É também poetisa e o seu percurso profissional passou pelo Teatro Experimental do Funchal (TEF).
Imagem de capa: D.R. Fonte: Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira