O projeto AFRO-PORT – Afrodescendência em Portugal (FCT, PTDC/SOC-ANT/30651/2017) convida investigadoras e investigadores, com interesse em refletir sobre as suas experiências e práticas de trabalho de campo em pesquisa social, a participar da oficina “Diálogos de campo: Pesquisas de campo participativas em Debate”.
O evento será realizado nos dias 8 e 9 de setembro, na Universidade de Lisboa (CEsA – ISEG , rua do Quelhas 6). A atividade é gratuita e confere certificado de participação. Devido às limitações de contato social, em virtude da pandemia da COVID-19, o limite de cada oficina é de 10 participantes.
A oficina propõe-se a debater, a partir de questões trazidas pelos participantes sobre a realidade do trabalho de campo, metodologias horizontais – enquanto perspectiva epistemológica – capazes de desafiar a colonialidade das gramáticas e relações de dominação contemporânea, que operam não apenas no plano da produção material, mas marcam subjetividades, colonizam corpos, exploram afetos, ditam modos de significar, julgar e proceder.
A análise crítica das práticas de campo visa questionar metodologias hegemónicas que se pautam muitas vezes pela extração e concentração de recursos e saberes, reproduzindo desigualdades e escamoteando a sua face ideológica por meio de argumentos e rituais diversos que lhes servem como justificativa.
A oficina será presencial e terá a duração de oito horas, intercalando momentos de discussão das experiências/questões trazidas pelas/os investigadoras/es participantes e a exposição de tópicos contemporâneos sobre o tema. Para participar, cada investigador deverá assinalar um tópico metodológico que pretende trazer para o debate a ser apresentado e discutido com as/os demais durante a sessão.
Dúvidas devem ser encaminhadas para projetoafroport@cesa.iseg.ulisboa.pt
Imagem gratuita (wjgomes) em Pixabay