Nos próximos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, inicia-se a 2ª fase da programação do projeto europeu “Mail Art 4 Seniors”, um projeto inovador nas áreas da formação e educação não formal de adultos. A iniciativa é co-coordenada pela Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi e cofinanciada pelo Programa Erasmus+. Este projeto conta com um conjunto de atividades de expressão plástica sobre as práticas de Mail Art, que tem como público-alvo os utentes do Centro de São José, em Câmara de Lobos, na ilha da Madeira.
Em setembro, entre os dias 5 e 9, decorrem as “Learning Teaching Training Activities”, que contemplam visitas orientadas e oficinas criativas. Prevê-se, ainda, a realização de uma exposição coletiva com os trabalhos desenvolvidos no âmbito das várias oficinas de expressão plástica e com obras de artistas internacionais, oriundos de seis países europeus, nomeadamente da Lituânia, da Finlândia, da Grécia, da Itália, de Chipre e de Portugal.
Desta seleção de artistas, destaca-se a participação de Chiara Bagnasco e Loredana Tobia (Itália), Karatsioli Marina e Chara Polycarpou (Chipre), Behnaz Fazelian (Irão/Finlândia), Sirpa Mörsky (Finlândia), Mindaugas Zuromskas (Lituânia), Vassilis Karkatselis (Grécia), entre outros.
Importa recordar que a primeira fase desta iniciativa contou com a participação do artista plástico brasileiro Adônis Galvão, que realizou um vídeo documental sobre a Mail Art em Portugal.
De acordo com nota informativa enviada às redações, a coordenadora regional do projeto, Raquel Lombardi, destaca que “a Mail Art e a Arte Postal não são conceitos particularmente novos, mas no contexto de pandemia, sentiu-se a necessidade de reanimá-los e utilizá-los como meio de expressão artística e de partilha.” A coordenadora acrescenta que as ações de formação podem também ser frequentadas por docentes, educadores, formadores, assistentes sociais, profissionais da animação sociocultural, psicólogos e enfermeiros geriátricos, entre outros profissionais. Tais ações de formação visam dotar os formandos de novas competências nos domínios da expressão plástica e desenvolver a sua criatividade, mitigando os impactos do isolamento na saúde mental do público sénior e das suas famílias.
Sobre a Mail Art ou Arte Postal:
A Mail Art ou Arte Postal define-se como uma forma de expressão plástica que recorre a objetos relacionados com os correios como meio de expressão. Este conceito surgiu nos anos 60, num contexto de arte interventiva e politicamente ativa. É neste cenário que Ray Johnson cria em Nova Iorque a Correspondance Art School (Escola de Arte por Correspondência) e rompe com o conceito de “privado” em 1963, ao escrever uma carta num envelope, usando a frente e o verso, reproduzindo publicamente o seu diálogo com o destinatário. Duas décadas mais tarde, os museus e as universidades começaram a valorizar estas práticas, permitindo a modernização dos seus discursos e a utilização de novos meios de comunicação. Esta transição foi importante para a classe artística, que aqui encontrou um meio privilegiado para novas experimentações poéticas e para a divulgação da arte postal.
A programação completa e quaisquer informações adicionais sobre as iniciativas deste projeto podem ser consultadas na seguinte página: https://associacaoraquellombardi.com/mailart4seniors/.
Imagem de capa: Domínio Público, por Pixabay