EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Inovação pedagógica nas instituições de ensino superior? Onde?

Inovação pedagógica nas instituições de ensino superior? Onde?

Ultimamente muito se tem falado de inovação pedagógica. Com tristeza, podemos afirmar que o ensino superior não prima, salvo algumas exceções, pelo exemplo de inovação pedagógica. A força da resistência advém da inércia e do falso conforto em estruturas de gestão desgastadas pelo tempo, que outrora protegia e validava práticas seculares.

Hoje, o impulso à reflexão sobre as práticas pedagógicas advindo do incremental recurso a novas tecnologias de informação e comunicação faz balançar este aconchego, até dos mais incrédulos e aos poucos vai fazendo valer o seu espaço. Um espaço amplo onde se movimenta e no qual a evolução tecnológica exerce pressão sobre as práticas pedagógicas mais resistentes, normalmente associadas aos métodos expositivos. Um espaço de aprendizagem que compreende proximidade entre os atores, em dimensões físicas e virtuais. Um espaço que impõe novas proximidades e confortos para além das tão conhecidas redes sociais e dos seus “amigos”, que reclamam a inclusão de pessoas “fora” das relações estudante-estudante e professor-estudante, de grupos de interesse, ricos em objetivos e cenários que desenvolvem relações fortes e não se fecham a outros mundos.

Reconhecer estes novos espaços é reconhecer a educação como um processo global, dinâmico, social e cognitivo, rico em contextos e atores. É ainda reconhecer a diminuição das fronteiras entre o formal e o informal, é trazer a experiência pessoal e global para os espaços formais. É usar as tecnologias para esbater as barreiras do acesso ao conhecimento. É a compreensão da presença digital ampla de identidade e emoção, para além do básico login e password. A presença em ambientes sociais e online materializa algumas das vias de inovação pedagógica que se embebe de narrativas pessoais e coletivas de aprendizagem e conhecimento e que se consubstancias na progressão de uma narrativa pessoal de conhecimento para uma narrativa social do conhecimento e da aprendizagem. Pois se é a falar que a gente se entende, é a interagir cognitiva e socialmente, presencialmente e à distância que a gente aprende.

A força motriz destas comunidades advém um objetivo comum para a construção de uma narrativa coletiva de conhecimento e de aprendizagem significativa. Quando os espaços se proliferam e tomam direções diferentes, esbarram com os problemas de escalas e quantos abandonam os espaços submersos num sentimento de deserção.  A contínua observância exige trabalhar proximidades e criar redes colaborativas através de processos de mediação pedagógica. Exige colocar o campus e o corpus do conhecimento ao dispor dos que querem aprender, sem fronteiras físicas ou virtuais. Exige o redesenho pedagógico, da organização curricular, da interdisciplinieridade, do trabalho interinstituições e de planos transnacionais, acorados em resolução de problemas, projetos e ação.

Por tudo isto, espera-se a reinvenção das Instituições de Ensino Superior, a implementação de mudanças paradigmáticas de educação, a mudança para Instituições digitalmente inovadoras em que não é o ensino online que suporta o presencial, mas o presencial que suporta o online, com efeitos visíveis nas escolas e nas instituições de ensino superior em matéria de acesso, de custos, de práticas pedagógicas e da sua reputação mundial. O ponto de chegada será sempre o ponto de partida numa contínua roda-viva! Inovação Pedagógica nas Instituições de Ensino Superior? Onde? Aqui ao lado!

 

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]