EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Congresso “Galiza e a lusofonia perante os desafios globais”

Congresso “Galiza e a lusofonia perante os desafios globais”

Será realizado em Ponte Vedra, na Gazila, nos 27 e 28 de março, o III Congresso de Estudos Internacionais, que tem como tema “Galiza e a lusofonia perante os desafios globais”. O evento ocorrerá na Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação – Universidade de Vigo.

As relações da Galiza com Portugal e com todos os territórios de língua oficial portuguesa, a lusofonia, representa uma área geográfica prioritária para a internacionalização da Galiza, do âmbito autonómico, desde a aprovação do Livro Branco para a Ação Exterior em 2004, durante a presidência de Manuel Fraga Iribarne.

Dez anos depois da aprovação da Lei ‘Paz-Andrade’ em 2014 no Parlamento da Galiza, após a iniciativa popular que começou em 2012 e que lhe deu o nome, abriu de forma institucional e concreta a possibilidade de incentivar e promover o relacionamento da Galiza com o espaço lusófono, maximizando as possibilidades das relações com todos os Estados, Organizações Internacionais e territórios com presença da língua portuguesa, especialmente os estados fundadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tome e Príncipe e Timor Leste, mas também territórios como Macau na China, Goa na Índia, ou o Departamento de Rivera no Uruguai, na fronteira com o Brasil.

Assim, o espaço geopolítico da lusofonia implica uma comunidade humana que ultrapassa os 250 milhões de habitantes, dinâmica no económico e cultural, plural e diversa, unida na língua portuguesa e as suas variantes, a história e as especificidades próprias de cada um. O contexto do século XXI e as dinâmicas da globalização na sociedade internacional estão na raiz desses processos de organização global e proporcionam à Galiza um cenário para enriquecer e promover a sua presença internacional.

O III Congresso de Estudos Internacionais procura ser um foro de discussão cívica e académica que pense em torno da participação da Galiza neste espaço internacional, a partir de posições construtivas, inclusivas e pró-ativas no contexto do quinto aniversário da aprovação da Lei ‘Paz-Andrade’.

As inscrições para participar no Congresso podem ser formalizadas até ao dia 26 de março de 2019, por meio de uma comunicação dirigida a: info@igadi.org, que deve incluir nome, sobrenome e e-mail de contacto. A inscrição é gratuita e um certificado de participação será emitido para todas as pessoas que participarem do mínimo de 75% das sessões. O prazo para a apresentação de trabalhos complementares ao programa oficial finaliza no dia 25 de março.

Mais informações e programa no site do IGADI (http://www.igadi.org/web/noticias/aberta-a-inscricion-para-o-iii-congreso-de-estudos-internacionais-galicia-e-a-lusofonia-diante-dos-desafios-globais-27)


Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]