A Somos- Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos – ACLP) vai lançar, no próximo mês de dezembro, a segunda edição do concurso de fotografia Somos – Imagens da Lusofonia, este ano com o «património cultural» como pano de fundo.
As fotografias enviadas devem corresponder a esse tema, louvando a herança cultural que tenha valor incontestável para a história e identidade coletiva dos países e regiões do universo lusófono.
As imagens fotográficas devem ser capazes de mostrar a visão dos concorrentes face à importância do património cultural neste contexto e insta-se, por outro lado, a uma abordagem imaginativa ao tema, uma vez que os bens culturais assumem diversas naturezas, nomeadamente históricas e artísticas, alternando-se ainda entre a materialidade e a imaterialidade. O património tanto é um edifício de traço arquitetónico distinto, como uma expressão religiosa ou uma dança popular.
O concurso Somos – Imagens da Lusofonia 2019/20 destina-se a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia, ou residentes de Macau, que possuam fotografias de qualidade, e enquadradas com o tema selecionado, tiradas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Goa, Damão e Diu.
Esta é uma das iniciativas anuais da Somos – ACLP, com as quais a associação procura promover uma maior proximidade e entendimento, através de Macau, entre os países e regiões de língua oficial portuguesa
As fotografias que respeitarem o tema e os critérios do regulamento serão admitidas a concurso e caberá posteriormente ao júri de profissionais da área da fotografia a escolha das três vencedoras, às quais serão atribuídos prémios pecuniários no valor de 10 mil patacas ao primeiro classificado (mais ou menos 1,2 mil euros), 5 mil patacas ao segundo e 3.500 patacas ao terceiro.
Essas imagens farão ainda parte de uma exposição subsequente, a ser organizada pela Somos – ACLP, de 28 de fevereiro a 15 março de 2020, na Galeria de Exposições da Casa Garden, em Macau, que conta mais uma vez com a curadoria de António Mil-Homens.
Integrarão essa mostra também outras fotografias selecionadas pelo júri pela sua relevância ou valor para o tema do concurso fotográfico e para o propósito da Somos – ACLP de projetar a dimensão cultural da Lusofonia, assim como o papel de Macau enquanto plataforma que une a China e os países/regiões de Língua Portuguesa. O evento terá ainda momentos musicais, com Hugo Pinto como DJ, e performances artísticas.
A inscrição no concurso fotográfico é gratuita e pode ser efectuada através do website da Somos – ACLP (www.somosportugues.com), entre 1 e 31 de dezembro de 2019.