Uma parceria entre organizações internacionais lançou nessa semana duas iniciativas de troca de conhecimento em sustentabilidade — a Green Industry Platform (Plataforma da Indústria Verde) e a Green Finance Platform (Plataforma de Financiamento Verde). Projetos vão reunir pesquisas, dados e orientações para impulsionar a responsabilidade ecológica no setor privado.
As duas plataformas vão usar recursos da já existente Green Growth Knowledge Platform — GGKP (Plataforma de Conhecimento do Crescimento Verde). Esse projeto guarda-chuva reúne os estudos mais atuais sobre temas que vão desde o retorno do investimento em energias renováveis até os títulos verdes, infraestrutura sustentável, normas e regulamentos. As análises são divididas por setor da economia, país, região ou eixos como gênero, emprego, mudanças climáticas, economia circular e capital natural.
Ban Ki-moon, antigo secretário-geral das Nações Unidas, é o presidente do Global Green Growth Institute, responsável pelas plataformas de conhecimento verde. A ideia é que a economia verde oferece grandes oportunidades para empresas, instituições financeiras, governos e pessoas.
Indústria sustentável
Já a Green Industry Platform vai disponibilizar conhecimentos técnicos para que pequenas e médias empresas tornem os seus suprimentos, produtos e operações mais ecológicos. A plataforma reunirá evidências e estudos que mostram como a sustentabilidade permite melhorar os resultados dos negócios.
“Como as pequenas empresas empregam até 60% da força de trabalho mundial, o seu pleno envolvimento na transição para a economia verde inclusiva é essencial ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Li Yong, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) — outra instituição apoiadora da iniciativa.
Finanças verdes
A Green Finance Platform vai orientar bancos, seguradoras e empresas de investimento e garantir que as mais recentes inovações do setor financeiro contribuam para uma transição econômica ecológica. A iniciativa vai apresentar novas ferramentas para que empresas e investidores avaliem os riscos e as oportunidades do capital associado à exploração sustentável da natureza. O projeto também deve divulgar diretrizes sobre serviços bancários, seguros e finanças responsáveis.
“Combater as mudanças do clima e incentivar o crescimento verde exige que todas as comunidades e setores trabalhem em conjunto com base em investigação (científica) sólida e informação”, defendeu Ángel Gurría, secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Com as plataformas, as instituições internacionais vão trabalhar para conectar as comunidades política, financeira e empresarial em um espaço neutro, com o intuito de incentivar, financiar e colocar em operação práticas verdes mais inclusivas.
A Green Growth Knowledge Partnership é liderada pelo Global Green Growth Institute, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), ONU Meio Ambiente, UNIDO e Banco Mundial. O projeto tem financiamento da Suíça, da Alemanha, da iniciativa Partnership for Action on Green Economy e do Banco Mundial.
Com informações da ONU
Foto de uso gratuito em Pixabay