Dias 14 a 15 de novembro de 2019 será realizada na Escola Superior de Artes e Humanidades, Universidade de Lisboa a Conferência Internacional Fora do Lugar: Migração, Memória e Emoções. Esta conferência busca fomentar a reflexão crítica sobre as emoções e memórias de migrantes, refugiados e expatriados, representados na literatura, nas artes e práticas culturais, considerando os contextos políticos sociais e culturais em que ocorrem.
No evento serão apresentadas diversas contribuições em todos os domínios da migração, cultura, literatura, cinema, arte e estudos de memória, bem como outros campos relevantes. Um dos principais palestrantes é Birgit Neumann, Heinrich-Heine Universität Düsseldorf.
Ao longo dos séculos XX e XXI, rupturas políticas e econômicas, guerras, migrações voluntárias ou forçadas, colonização e pós-colonialidade experimentadas por grandes comunidades em todo o mundo despertaram sentimentos de perda e deslocamento.
Diante de novos lugares e realidades, as pessoas foram obrigadas a traduzir ou redefinir continuamente sua identidade cultural, e muitas vezes tiveram que lidar com as consequências da violência ideológica e étnica. Mesmo quando as comunidades encontraram uma nova pátria em outro lugar, a sensação de deslocamento, estranheza ou inquietação permanece.
Sua expressão artística pode permitir que os sujeitos deslocados superem a perda do lar e da linguagem no novo ambiente e lidem com as emoções desencadeadas por esse desenraizamento. Pode de fato organizar emoções, sentimentos e modos de pensar, que são inicialmente distintas daquelas da cultura hospedeira.
Nos últimos anos, a literatura e as outras artes se concentraram na superação positiva do deslocamento e na bem-vinda polinização cruzada e interações transculturais. O fenômeno da transculturalidade, entendido como a formação de identidades fluidas, multifacetadas, resultantes de diversos encontros culturais ou possíveis desencontros, deve ser levado em conta.
Mais informações em
Imagem (josecab) de uso gratuito em Pixabay



