É um estimulo à investigação e valorização profissional. A atribuição destas bolsas pela Fundação Calouste Gulbenkian pretende estimular a investigação e a valorização dos recursos humanos, a nacionais dos Estados Africanos de Língua Portuguesa e de Timor Leste, que nestes países exerçam a sua atividade e que pretendam prosseguir e atualizar os seus conhecimentos.
As bolsas serão atribuídas de acordo com a seguinte metodologia: por períodos de 12 (doze) meses no 1º ano curricular seguindo-se, caso o bolseiro esteja em condições de renovação, um período máximo de 3 meses em Portugal, até uma duração máxima de 2 (dois) anos para o mestrado e 4 (quatro) anos para o programa doutoral. A duração máxima referida terá em linha de conta os números de anos já realizados em termos de formação para o grau a que é apresentada a candidatura a bolsa.
As bolsas de pós-graduação destinam-se a estudantes nacionais dos PALOP e Timor Leste. A idade limite para apresentação das candidaturas a bolsa de estudo é de 45 anos. Só são aceites candidaturas online. Não são consideradas candidaturas para Mestrado Integrado e Licenciatura incompleta à data do concurso.
A Fundação Gulbenkian reserva-se o direito de fixar, em cada ano, o número de bolsas a atribuir e de limitar a respetiva concessão a determinadas áreas de formação.
No caso de 2019 as áreas de formação a serem abrangidas são exclusivamente as seguintes: Língua Portuguesa, Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Economia.
Registe-se efetuando o login para criar uma conta. Preencha o formulário. É automaticamente criado o número do seu processo. Siga as instruções da sua página de candidatura; para acompanhar futuramente o seu processo guarde os dados de login junto da candidatura.
A candidatura só será aceite depois de preenchido o formulário, fazer o upload da documentação obrigatória exigida no Regulamento (Artº 8) e no final clicar no botão “submeter candidatura”
De forma a prevenir dificuldades na submissão das candidaturas, evite a sua candidatura nos últimos dias do prazo.
Importante:
– Os documentos a anexar à candidatura devem ser em formato PDF ou JPG (até 4 MB).
– Os bolseiros serão selecionados através de concurso e a seleção dos candidatos é realizada com base em pareceres de consultores externos. A decisão tomada não é suscetível de recurso.
– O concurso termina impreterivelmente no dia 30 de abril de 2019 às 18:00 (hora de Lisboa)
Mais informações em https://gulbenkian.pt/bolsas-apoios-gulbenkian/bolsas-gulbenkian/