Nos dias 27 e 28 de junho de 2019 será realizada a Conferência de Pesquisa TLSA “Compreender Timor-Leste”. O evento ocorrerá no campus Liceu, Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), avenida Cidade de Lisboa, Díli, Timor-Leste.
Essa conferência de dois dias para investigadores é organizada pela Associação de Estudos de Timor-Leste (TLSA). O TLSA é uma rede interdisciplinar de investigação internacional centrada em todos os aspectos da investigação sobre a sociedade timorense, incluindo política e história, economia, comunicações, saúde, língua, agricultura e ciência.
A conferência deste ano terá também três vertentes especiais: a primeira sobre o tema de 1999: 20 anos a ser convocada por Clinton Fernandes e Mica Barreto Soares; o segundo sobre o tema da Pesquisa de Gênero em Timor-Leste, a ser convocado por Hannah Loney e Uka Pinto; e o terceiro sobre o tema da Agricultura a ser convocado por Claudino Nabais e Robert Williams.
O ano de 2019 marca duas décadas desde a histórica votação de Timor-Leste sobre a autodeterminação e o fim de um longo período de ocupação estrangeira. O TLSA 2019 será a ocasião para uma reavaliação abrangente dos momentosos eventos de 1999. Este fluxo especial convida contribuições com foco em 1999.
Documentos sobre diversos temas são bem-vindos: política, história, cultura, economia, solidariedade internacional, organizações de resistência, estratégia militar, relações internacionais, referendo de 30 de agosto, manutenção da paz internacional, crimes de guerra, direitos humanos, relações civis-militares e muito mais.
Essa conferência é co-organizada pela Universidade Nacional Timor Lorosa’e, a Universidade de Tecnologia de Swinburne e a Universidade de Lisboa.
Mais detalhes sobre inscrição, acomodação e viagem estarão disponíveis em breve no site da TLSA: http://tlstudies.org/