Por ocasião das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, a Galeria Anjos Teixeira, no Funchal, realizou na passada terça-feira, dia 30 de agosto, pelas 19h00, uma sessão intitulada “Saramago e a Música”, no âmbito do ciclo de conversas “De Saramago, o meu livro”.
Importa recordar que esta proposta cultural integra o conjunto de iniciativas intituladas “Palavra Resistente. Com Saramago”, que se realizam todas as terças e quintas-feiras, até ao final do mês de agosto, de acordo com nota informativa enviada às redações.
Esta sessão de Saramago musicado, apresentada por Edgar Silva e Lucas Rosa, associou a poética do Prémio Nobel da Literatura aos “estilos musicais e movimentos de intervenção político-cultural que conduziram à Revolução de 25 de Abril de 1974”, conforme consta na nota divulgada nas redes sociais do Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira. Neste contexto, “foram apresentados poemas de Saramago que, a partir de 1965, dinamizaram a força de vanguarda da canção de intervenção em Portugal nos anos que antecederam a Revolução”.
Imagem de capa: D.R. Fonte: Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira