EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

West side story: um Romeu e Julieta de há 60 anos

West side story: um Romeu e Julieta de há 60 anos

West Side Story, filme musical americano, lançado em 1961, foi inspirado no Romeu e Julieta de Shakespeare e está repleto de sequências de dança emocionantes coreografadas por Jerome Robbins e canções memoráveis – incluindo “Tonight”, “Maria” e “Somewhere” – de Leonard Bernstein (música) e Stephen Sondheim (letras). É uma adaptação (feita pelo argumentista Ernest Lehman) de uma bem-sucedida peça da Broadway, estreada em 1957, da autoria de Arthur Laurents e encenada por Jerome Robbins, que é também o autor da ideia. A história é praticamente decalcada do clássico de Shakespeare Romeu e Julieta, adaptado à Nova Iorque do final dos anos 50, embora tenha um valor muito mais simbólico do que propriamente realista. A guerra estala entre dois gangs rivais pelo domínio das ruas da cidade: os “Jets”, adolescentes brancos descendentes de imigrantes europeus, e os “Sharks”, novos imigrantes porto-riquenhos. O líder dos Jets, Riff (Russ Tamblyn), desafia os Sharks para uma luta final que decida quem manda. Para isso, decide encontrar-se com o líder rival, Bernardo (George Chakiris), de forma a combinar o evento. Pede ajuda ao seu amigo – e cofundador dos Jets – Tony (Richard Beymer) para ir com ele, mal imaginando que ele entretanto se apaixonara por Maria (Natalie Wood), irmã do rival Bernardo. E assim cresce um amor destinado a um fim trágico.

West Side Story é uma das melhores adaptações de um musical jamais feitas, conseguindo manter praticamente intactas as magníficas canções originais de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, que incluem autênticos clássicos como “Maria”, “America”, “The Jet Song” ou “I Feel Pretty”. Os atores principais foram todos dobrados nas canções.

O acordo original era que o coreógrafo Jerome Robbins (encenador da peça teatral) dirigisse todas as sequências musicais e de dança, realizando o veterano Robert Wise as restantes. Contudo, devido à procura de perfeição de Robbins e consequentes atrasos e agravamento de custos, este foi despedido e o filme foi terminado apenas por Wise, mantendo os dois os créditos finais.

O filme abre com planos aéreos estabelecendo o cenário, um bairro de classe trabalhadora da cidade de Nova York. Os Jets, um gangue local de rua branca chefiada por Riff (interpretado por Russ Tamblyn), estão aproveitando o dia. Quando eles encontram membros do gangue de rua porto-riquenho dos Sharks, liderado por Bernardo (George Chakiris), uma briga começa e é rapidamente interrompida pelo tenente da polícia Schrank e o oficial Krupke. Os Jets decidem desafiar os Sharks para um confronto, ou luta, o vencedor ganhará o controlo indiscutível da vizinhança. O desafio será lançado num baile que será realizado nessa noite num ginásio. Riff pede a Tony, que fundou os Jets com ele, mas desde então deixou o gangue para trabalhar numa loja administrada por Doc, para atuar como seu parceiro no desafio, e Tony concorda. Entretanto, a irmã de Bernardo, Maria (Natalie Wood), e a namorada de Tony, Anita (Rita Moreno), estão na loja de noivas onde trabalham, preparando-se para o baile. Tony e Maria vêem-se do outro lado da sala e ambos ficam imediatamente apaixonados. Bernardo vê-os dançar juntos e manda Maria ir para casa. Riff e Bernardo concordam em realizar um conselho de guerra mais tarde na loja de Doc. Na sua casa, Anita argumenta com Bernardo que Maria tem o direito de dançar com quem ela quiser, mas Bernardo discorda. Depois de ele sair para o conselho de guerra, Tony chega para ver Maria. Tony então vai para o conselho de guerra e convence os dois lados a concordar com uma luta simples entre duas pessoas, uma de cada gangue. Mais tarde, ele conta a Doc o seu amor por Maria.

No dia seguinte, Tony chega à loja de noivas no final do dia de trabalho para ver Maria. Anita concorda em manter o seu encontro em segredo. Maria insiste que Tony interrompa a luta planeada. Ele chega no momento em que a luta – que será entre Bernardo pelos Sharks e Ice pelos Jets – vai começar e pede a paz. Os Sharks começam a provocar Tony e Riff ataca Bernardo em defesa de Tony. Bernardo esfaqueia Riff até a morte, e Tony então agarra a faca de Riff e mata Bernardo. Quando as sirenes são ouvidas à distância, todos os membros do gangue dispersam-se. Maria aguarda a chegada de Tony em sua casa quando o Shark Chino chega e diz-lhe que Tony matou o seu irmão. Chino sai e Tony chega. Ele explica o que aconteceu e Maria perdoa-o. Tony e Maria passam a noite juntos e combinam encontrar-se no dia seguinte para fugir. Anita chega após a partida de Tony. Depois de Maria a convencer do seu amor genuíno por Tony, o tenente Schrank chega para interrogar Maria. Anita concorda em avisar Tony (que está armado e escondido na loja de Doc) que Maria se vai atrasar para o conhecer. Quando Anita chega à loja, no entanto, é atacada pelos Jets, que se reuniram lá para proteger Tony e, com raiva, ela diz a Doc que Chino matou Maria. Quando Doc passa essa informação a Tony, ele sai da loja e corre, chamando Chino para o matar também. Tony vê Maria e percebe que ela não foi morta. Enquanto corre para ela, Chino chega e dá-lhe um tiro. Tony morre nos braços de Maria, cercado por membros de ambos os gangues de rua. Maria pega na arma de Chino e diz aos membros do gangue que todos são responsáveis ​​pelas mortes de Riff, Bernardo e Tony. A polícia chega e prende Chino enquanto membros dos Jets e dos Sharks carregam o corpo de Tony.

Grande triunfo de bilheteira, venceria 10 Óscares das suas 11 nomeações: Melhor Filme, Realizador (dois realizadores, no caso), Ator Secundário (George Chakiris), Atriz Secundária (Rita Moreno), Fotografia, Montagem, Banda Sonora, Direção Artística, Guarda-roupa e Som. Apenas falhou a categoria de Argumento Adaptado. Foi considerado pelo American Film Institute um dos 100 melhores filmes americanos de sempre. De tal forma que, 60 anos depois, já foi feito um remake do filme, realizado e coproduzido por Steven Spielberg, com guião de Tony Kushner e coreografia de Justin Peck. A música é composta pelo eterno Leonard Bernstein.

BIbliografia:

“WEST SIDE STORY, Amor sem Barreiras”, INFOPÉDIA, Dicionários Porto Editora.

Patricia Bauer ( Assistant Editor at) Encyclopaedia Britannica, “West Side Story, film by Robbins and Wise [1961]“.

Foto: D.R. “WEST SIDE STORY, Amor sem Barreiras”

Lisboa, 7 de março de 2021.

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]