EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Cientista social, mestre em Ciências da Religião, doutor em Antropologia Social. Professor colaborador do Centro Universitário FMU (São Paulo, Brasil), pesquisador do grupo Áfricas (UERJ-UFRJ), e coordenador do projeto Diversidade Religiosa em Sala de Aula. Desenvolveu pesquisa de doutorado sobre o pentecostalismo em Moçambique e no Brasil. Email: silas.fiorotti@gmail.com.

Artigos deste autor:

Política
Silas Fiorotti

Será que ainda faz sentido a distinção entre igreja e seita?

A sociologia da religião, a partir dos estudos do Max Weber e do Ernst Troeltsch, utilizou a nomenclatura seita de uma forma diferente. Então, igreja ou instituição, por um lado, e seita, por outro lado, não são organismos distintos, mas sim tipos ideais, tipologias ou ferramentas para se analisar os processos que ocorrem nos grupos religiosos.

Ler Artigo »
CPLP
Silas Fiorotti

Trufafá anuncia a grande derrota da Frelimo em Moçambique

Há quem veja semelhanças entre essas últimas eleições e as eleições anteriores, e semelhanças com os recorrentes conflitos entre a Renamo e a Frelimo. Será que a mesma história está se repetindo? No entanto, agora a Renamo já abandonou as armas e seus apoiadores aparentemente não são provenientes apenas de determinadas regiões e populações do centro e do norte de Moçambique.

Ler Artigo »
Economia
Silas Fiorotti

Qual é a ideologia do ChatGPT?

Não sou nenhum especialista em inteligência artificial, mas diante dos avanços da tecnologia a gente fica se perguntando se estamos lidando com algo minimamente neutro ou se a tecnologia em questão segue alguma ideologia.

Ler Artigo »
Política
Silas Fiorotti

Junho de 2013: as jornadas da juventude periférica

Junho de 2013: jovens periféricos tomaram as ruas de diversas capitais brasileiras. Foram jornadas de caráter autônomo, apartidário, horizontalizado e libertário que reivindicavam principalmente a ampliação da democracia, a ampliação da participação política direta, a ampliação dos direitos, e a distribuição efetiva da riqueza.

Ler Artigo »
Cultura
Silas Fiorotti

Algumas palavras ao findar de 2022

Chegamos ao fim de 2022 com a sensação de que faltou espaço para celebrar as trajetórias de gente sábia e sensível como Bell Hooks (1952-2021), Desmond Tutu (1931-2021), Elza Soares (1930-2022), Betty Davis (1944-2022), Lygia Fagundes Telles (1918-2022), Jean-Luc Godard (1930-2022), e de outras pessoas que nos deixaram nos últimos meses.

Ler Artigo »
Direito
Silas Fiorotti

Por que a lei paulista de liberdade religiosa é problemática?

Por que a lei paulista de liberdade religiosa é problemática? A minha crítica recai especificamente sobre: (1) a concepção de liberdade religiosa presente na lei; (2) a proposta do estabelecimento de parcerias entre o poder público e as organizações religiosas para promover a liberdade religiosa; (3) o preconceito subjacente contra as religiões afro-brasileiras; (4) a intenção de cercear o trabalho docente na educação básica; e (5) a aparente ausência de ampla interlocução com os profissionais da educação básica e com as comunidades religiosas afro-brasileiras.

Ler Artigo »
Direito
Silas Fiorotti

Brasil que tortura e mata nosso irmão Moïse

Moïse Mugenyi Kabagambe, refugiado congolês de 24 anos, foi torturado e morto, no dia 24 de janeiro de 2022, na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Não podemos tratar o caso de Moïse como mais um caso isolado ou como um problema somente do atual governo.

Ler Artigo »
Política
Silas Fiorotti

Por que novamente a ladainha da “autoridade constituída por Deus”?

Os pastores evangélicos brasileiros frequentemente retomam o discurso da defesa de algum governante baseado na ideia bíblica da “autoridade constituída por Deus”. Será que trata-se de uma doutrina cristã inequívoca e incontestável? Será que há algum consenso entre os cristãos sobre a ideia da “autoridade constituída por Deus”?

Ler Artigo »
Política
Silas Fiorotti

É possível fazer algumas generalizações sobre todos os evangélicos brasileiros?

Os mais diversos grupos evangélicos brasileiros não constituem um bloco monolítico e os crentes evangélicos muitas vezes adotam posicionamentos distintos das lideranças de suas igrejas. Isto não está em questão. Mas será que é possível fazer algumas generalizações sobre todos os evangélicos brasileiros?, será que é possível apontar algumas características comuns que são encontradas em todos os grupos evangélicos brasileiros?, será que algumas generalizações podem ajudar as análises a respeito dos evangélicos brasileiros?, o que dizer do projeto de hegemonia religiosa dos líderes das grandes igrejas evangélicas?

Ler Artigo »
Direito
Silas Fiorotti

O plano genocida de Bolsonaro

A tentativa aqui é listar, de forma resumida, os crimes de Jair Messias Bolsonaro e de seu governo que estão dentro deste plano genocida.

Ler Artigo »

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]