A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) organiza em Oeiras, ao longo dos próximas semanas, um conjunto de “Miniassembleias” para “Dar voz ao Cidadão”. As iniciativas conta com a parceria e colaboração de várias personalidades e inúmeras organizações não governamentais (ONG’s), a saber, ANEM, APJF, ONYA Comunicação, Health News, NIALP – Intercultural Association, presidida por Kamal Batharai, e pelo Presidente do UREP – Fórum Refúgio, Alexander Kpatue Kweh e a Associação Mundo Feliz.
Nestas iniciativas serão debatidos diversos temas relacionados com o acesso à saúde, à sua melhor compreensão e uso dos recursos. A entidade organizadora refere que, “pretende-se “Dar Voz ao cidadão”, no campo da saúde. Este é o objetivo destas MINI ASSEMBLEIAS: e a minha saúde, através de técnicas de dinâmicas de grupo que envolvem preparação para audição e debates construtivos, com votação das propostas mais significativas pelos grupos envolvidos, que depois serão submetidas às autarquias”.
A Câmara Municipal de Oeiras, parceira da iniciativa disponibilizou o Auditório Maestro César Batalha para as sessões que irão decorrer a 22 de outubro, 12 e 26 de novembro e 17 de dezembro, dedicadas às questões Jovens, a minha saúde?, Idosos, a minha Saúde?, Pessoas com Deficiência, a minha Saúde?, e Jovens Fake News. Como combater a desinformação? Como descobrir as notícias falsas?, respetivamente.
Revelamos aqui alguns dos principais oradores do projeto, Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS; Cecília Nunes, Presidente da Comissão de Ética da SPLS; Kamal Batharai Presidente do NIALP; Alexander Kpatue Kweh, UREP – Fórum Refúgio; Cecília Minas Curtas, Associação Mundo Feliz; Nelson Monforte, Patrícia Martins (SPLS) entre outros.
A SPLS destaca “a importância desta oportunidade de debate e esclarecimento de muitos temas que interessam ao cidadão e á sua saúde levou-nos a reunir um conjunto de especialistas, ativos, construtivos, que podem dar orientações e pistas muito importantes para a saúde dos indivíduos, das famílias, da comunidade”.
Será ainda editado um E-book com os contributos de todos os participantes. Para se inscrever na iniciativa ou enviar contributos/propostas para debate, poderá fazê-lo através do seguinte endereço eletrónico: splsportugal@gmail.com
Pode ainda consultar a página institucional: https://www.splsportugal.pt/
Imagem de capa: © Shutterstock, by Notícias ao Minuto