A Herança – Revista de História, Património e Cultura, publicada pela Ponteditora, tem já disponível, neste primeiro semestre de 2021, a sua nova edição número 2, do volume 3.
A Herança é dedicada a uma pluralidade das áreas interdisciplinares das Humanidades e da Técnica, nomeadamente explorando temas que envolvam a História, o Património, material e imaterial e a Cultura: a Arqueologia, a Arquitetura, a História da Arte, a Conservação e Restauro, a Gestão cultural, os Estudos Culturais, entre outros.
De destacar que esta edição conta com um texto de abertura, do poeta e investigador Cardeal D. José Tolentino Mendonça, Arquivista do Arquivo Apostólico da Santa Sé e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.
A Herança tem por diretora e Editora-chefe a investigadora Isabel Lousada (FCSH / Universidade Nova de Lisboa) que apresenta neste revista o seu editorial e tem por editora-adjunta Ana Raquel Machado. Podem ser lidos os seguintes artigos de investigação:
“Tyson, Obama e um novo Cosmos: uma breve análise sobre a representação do negro na ciência”, da autoria de Luciana Ribeiro Aparecida Carlos Lacrelowe, Alexandre Freitas Campos.
“O temor da ressignificação do tema Financiamento Público Educacional no atual cenário brasileiro”, da autoria de Roberta Bocchi Maria Bueno.
“A Colegiada de Nossa Senhora da Conceição de Angra – A sua atividade musical e localização na paisagem sonora da cidade no final do século XVIII” da autoria de Luís Henriques.
“Samba e Polícia – resistência e crônicas cotidianas de um olhar contra-hegemônico na cidade do Rio de Janeiro”, da autoria de Eduardo Brasil Barbosa.
A Revista pode ser consultada em:
https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/issue/view/33
São editores associados os seguintes investigadores: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos (Escola Superior de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Chih-Chieh Yang (Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul de Taiwan); Daniela Melo (PhD em Political Science and Government, University of Connecticut); Fabrizio Ricciardelli (diretor do Centro de Florença da Universidade Estadual de Kent); Francisco das Neves Alves (Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Gabriele Salciute Civiliene (Professora no Departamento de Humanidades Digitais do King’s College London); Ramona Mihăilă (Vice-Reitora de Relações Internacionais, professora catedrática Ph.D. na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras, diretora do Instituto de Estudos Sociais de Género da Universidade Cristã Dimitrie Cantemir, Bucareste). O conselho científico é integrado por cerca de cinco dezenas de professores universitários e investigadores de importantes universidades e centros de investigação, com especial ênfase no mundo lusófono.
Prof. Doutora Isabel Lousada, editora-chefe da Herança invoca no seu editorial a Cecília Meireles (1901-1964) que “A vida só é possível se reinventada”.
Prosseguindo esta lógica de reinvenção, a Ponte Editora revelou a fusão da revista científica “NAUS” com “A Herança”, tendo por objetivo a criação de uma “super publicação”, com a qual se prevê alcançar mais e melhores base de dados indexantes, refere o grupo proprietário das revistas. “Estima-se que da fusão resultarão benefícios claros para todos, especialmente para os autores, revisores, editores e leitores”. As referidas mudanças começarão a ser visíveis já no início de 2021. Acrescentam ainda que, no âmbito do projeto de internacionalização, apoiado, pelo programa INTERNACIONALIZAR 2020 II (Portaria n.º 29/2018) Projeto n.º M1420-03-0752-FEDER-000071, as plataformas estarão já preparadas para publicação bilingue, em português e inglês, possibilitando a abertura a pares internacionais.
Fonte: Ponte Editora