O grupo editorial Ponteditora e o Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL celebraram, no passado mês de junho, um protocolo de cooperação tendo em vista a promoção do conhecimento científico, a publicação de trabalhos científicos conjuntos e a organização de conferências e seminários, entre outros aspectos.
Este novo protocolo surge na sequência das anteriores parcerias celebradas entre estas instituições, para a promoção da investigação, acolhimento de estágios curriculares e realização de conferências internacionais, nomeadamente a “THINK+ International Conference”. Prevê-se que, neste âmbito, os investigadores do CIC-ISAL possam publicar uma dezena de artigos científicos, no universo das revistas do grupo, sendo disponibilizadas em acesso aberto, durante um período de 3 anos.
De destacar que, o Centro de Investigação Científica do ISAL, é composto por membros investigadores, a maioria dos quais docentes do ISAL, que têm vindo, desde há vários anos, a publicar investigação ou a colaborar com a Ponteditora em vários domínios, a saber, Sancha de Campanella, Andreia Carvalho, Diogo Goes, Élvio Camacho, Leonilde Olim, entre outros docentes.
Sancha de Campanella, Vice Diretora Geral do ISAL, agradece à Ponteditora pela possibilidade desta parceria, destacando “a abrangência deste protocolo” que, “permite aumentar a produção científica regional contribuindo deste modo para o desenvolvimento social e humano da Região Autónoma da Madeira”.
O grupo editorial Ponteditora, sediado na Startup Madeira, reúne cinco revistas e um jornal, e3 – Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP, J2 – Revista Jurídica, JIM – Jornal de Investigação Médica, Herança – Revista de História, Património e Cultura, RTIC – Revista de Tecnologias, Informação e Comunicação) e o jornal A Pátria – Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa.
A Ponte Editora identifica na sua visão, o objetivo de “formar uma pátria de Língua Portuguesa tendo por base a ciência” agregando povos e “estabelecendo a ponte entre culturas” a fim de “responder aos desafios da sociedade contemporânea”. Na sua missão está “a produção e difusão de investigação técnica e científica em língua portuguesa” e “contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento tecnológico” nomeadamente através da “edição e distribuição digital de revistas, jornais e livros, entre outras publicações técnicas e científicas”. A coordenação geral está a cargo do investigador Luís Sardinha.
As revistas Ponte Editora podem ser consultadas em https://revistas.ponteditora.org/



