
No texto passado, adentramos nos poucos registros em 20 anos da CPLP nos jornais Folha de
S.Paulo e O Globo para aprofundar a investigação sobre o porquê da opção brasileira na
invisibilização da comunidade lusófona. Vimos que no Governo Fernando Henrique Cardoso
(FHC) havia uma tentativa de descolar o Brasil dessa comunidade, que é majoritariamente
negra, pobre e crioula, em razão de que seis dos nove países da CPLP são africanos. Tem-se
aí um claro componente racista. O contato brasileiro com a ideia de comunidade lusófona,
quando  raramente  existiu,  foi  invisível,  bem  à  distância  e  atravessado  por  desejos
neocoloniais.

Agora, analisamos algumas notícias nos dois jornais quando o presidente do Brasil foi Lula da
Silva. Depois de dois mandatos de FHC, o presidente Lula tomou posse em janeiro de 2003 e,
tanto na Folha quanto em O Globo, há um salto no número de registros em relação à CPLP,
comparando-se ao período do governo anterior. Lula, presencialmente, tentava estabelecer
uma política externa no eixo Sul-Sul, mas nos dois jornais a maior parte das narrativas sobre
a CPLP e as nações africanas lusófonas, pelo menos no primeiro momento, manteve-se, isto
é, de um Brasil que buscava liderança internacional e de uma tutela neocolonial sobre os
países pobres, a mesma tônica que vinha do Governo FHC.

Em novembro de 2003, os dois jornais acompanharam a viagem do presidente a África. O
Globo, em 04 de novembro, deu destaque ao fato de Lula anunciar U$S 1 bilhão do BNDES
(banco público no Brasil) para Angola. O jornal enfatizou que Lula chegou acompanhado por
“uma comitiva de 60 grandes empresários brasileiros”,  motivo que fez aquele periódico
parabenizar o presidente por agir como um “agente do desenvolvimento”. O jornal diz que
Lula levou a iniciativa privada brasileira a participar “do espetáculo de crescimento no país
africano” (O Globo, 04/11/2003, p. 9), dando continuidade às “boas ações” do Governo FHC.
Essa  notícia  nos  faz  lembrar  Anderson (1993),  na  medida  em que ele  revelou  que as
expansões imperialistas europeias do século XV tinham no soberano do Estado-nação a
figura de um agente de defesa e promoção dos consórcios privados transnacionais.

Além do ângulo econômico (investimentos, empresários, etc.), O Globo revela-se como um
ator político em pleno exercício ao julgar, autorizar e festejar a iniciativa do presidente Lula
em  liberar  recursos  públicos  para  o  setor  privado  sob  a  alegação  de  fomento  ao
“desenvolvimento” do país africano. Lembremos que esses jornais, tidos como meios de
referência do jornalismo nacional, não são meros meios para informação jornalística, mas
agentes  políticos  inseridos  no  jogo  econômico  e  que  buscam  influenciar  nas  decisões  em



benefício  do  grande  capital  (Arbex  Júnior,  2002;  Miguel,  2002;  Zanin,  2014).

Apesar de destacar a economia, O Globo (04/11/2003, p. 9) acaba trazendo dois pequenos
quadros (boxes) em que deixa escapar o silenciamento de questões identitárias nítidas. No
primeiro,  o  presidente  Lula  é  chamado  por  deputados  angolanos  de  “porta-voz  dos
desfavorecidos do planeta” em razão de seus discursos em favor dos “humildes”. O jornal
não reproduz as falas de Lula, mas diz que o presidente brasileiro anunciou em Angola que
as escolas no Brasil teriam uma disciplina sobre a África e a cultura afro-brasileira. O jornal
não avança nessas informações, não quis avançar, isso não interessava.

No  segundo  quadro  na  reportagem,  o  jornal  (04/11/2003,  p.  9)  argumenta  que  os
investimentos em Angola são bons porque ajudam no desenvolvimento daquele país. No
texto há uma clara indicação de que ao gerar empregos lá, os angolanos ficam em seu país,
não precisam se deslocar para o Brasil.  O jornal fixa o Outro onde está, longe de nós. Para
isso, O Globo usa números: “mais de 6 mil angolanos” legais vivendo na “miséria” no Brasil,
mas o “maior problema” são os clandestinos, cerca de 10 mil. Eles “acabam virando presas
fáceis para o tráfico” (O Globo, 04/11/2003, p. 9). Assim, os recursos públicos para iniciativa
privada em Angola evitam que os pobres deixem seu país,  além de possibilitar que os
angolanos ilegais, o Outro, estrangeiro, miserável, perigoso, possam ser expulsos do Brasil.
Nesse ponto, apagaram-se as referências ao parentesco com os brasileiros. Os angolanos
não mais “primos pobres” (como no texto anterior). Perceba que há uma profunda ocultação
dos fatores comunitários, históricos, identitários.

Na cobertura dos jornais sobre a ida de Lula a África existem dois aspectos sutis: o primeiro é
que o presidente é reconhecido como a voz de liderança dos países pobres, incluindo o Brasil
nessa faixa, entre os pobres, de modo inverso ao que ocorreu no Governo FHC, que buscou
ser  liderança,  mas  sem inserir-se  neles.  Com o  Governo  Lula,  esse  vínculo  aos  países
lusófonos será alvo de forte rejeição pelos jornais. O segundo aspecto tem relação com o
enorme minuto de silêncio em torno da informação de que as escolas brasileiras vão ter uma
disciplina sobre África.  Há uma longa justificativa histórica e identitária no discurso de Lula
em Angola sobre isso (Júnior, 2013), mas esse discurso está ausente no jornal. Não estamos
a tratar de uma omissão ou um lapso, mas de uma exclusão pensada, planejada, mas que
deixou rastro,  uma presença ausente submetida aos valores do capital,  conformando o
visível e o invisível.



O jornal Folha de S.Paulo também cobriu a primeira visita do presidente Lula aos países
africanos lusófonos em novembro de 2003. Dias antes da viagem, na edição de 30 de
outubro, esse jornaldestacou: “Lula pedirá votos na África para conselho”. Nesse registro,
informa-se que Lula faria uma ofensiva “na busca de liderança internacional, principalmente
entre países pobres” (Folha, 30/10/2003, Brasil, p. 6). O jornal diz que o Brasil espera contar
com o voto dos africanos para o Conselho de Segurança da ONU, pauta que vinha do
Governo FHC. Curiosamente, na notícia não existem falas nem do presidente e nem de
ministros informando esse interesse. A pauta sobre o Conselho da ONU era dos dois jornais,
agindo  como  atores  políticos  que  buscam  influenciar  o  governo.  Entretanto,  em  razão  do
regime  de  visibilização  dessa  questão,  a  pauta  acabou  sendo  assumida  como  oficial  no
decorrer  do  Governo  Lula.

Dias depois, em 03 de novembro de 2003, a Folha acompanhou a chegada de Lula em São
Tomé e Príncipe.  A  perspectiva econômica também moveu essa cobertura.  Quase toda
notícia sobre o evento da CPLP naquele país tratou da cobrança de Lula à Petrobras para que
ela fosse mais “ambiciosa” em explorar petróleo na África. O presidente brasileiro teria sido
informado por empresários que bacias petrolíferas estavam abertas à exploração, mas a
empresa brasileira ainda não tinha se apresentado lá. A Folha, apesar da foto do registro
mostrar o presidente Lula e sua mulher, Mariza, cumprimentando crianças, reforça a lógica
econômica de uma miragem neocolonial brasileira permanente sobre aquele continente.

Todavia, nessa mesma notícia emergiu um rastro que denuncia que o presidente tratou de
outras questões, além da Petrobras, e da pauta econômica. A repórter Eliane Cantanhêde,
que acompanhava a viagem pela Folha,  relatou que “Lula falou o tempo todo em tom
emocional,  lembrando ‘os escravos e a dívida histórica do Brasil  com a África’”  (Folha,
03/11/2003, p. 4). Ou seja, os relatos da cobrança à Petrobras, cujo intuito é denotar uma
postura incisiva em relação à África, apagou outros lances visíveis e não vistos na viagem. Na
verdade, os interesses neocoloniais, expressos na maior exploração do continente africano,
impõem a invisibilização das relações históricas e identitárias entre nós e África. Na prática, a
narrativa do jornal tenta não dizer de nossos vínculos porque isso implicaria em “dívida
histórica do Brasil com a África” e, ao não iluminar essa questão, a Folha assume-se como
immunitas (Esposito, 2005), não aceitando que temos dívidas, obrigações, de deveres de
retribuição.

Podemos  ver  nessa  notícia  uma  sutil  trama  de  invisibilização  das  marcas  históricas  e



identitárias no Brasil quando o jornal inicia o texto com: “Lula falou o tempo todo em tom
emocional”. O racional, o que deve ser levado em conta, é a cobrança do presidente para a
Petrobras  explorar  mais  a  África.  O  que  é  sério  é  o  discurso  econômico,  fazer  “bons
negócios”, a atender os interesses do capital. As demais falas do presidente, quando ele diz
sobre escravidão, sobre os vínculos históricos e identitários, apresenta as dívidas históricas
que temos para com África, tudo isso é tratado como discurso emocional, do passado, sem
amparo racional, sem seriedade.

Na edição do dia seguinte, 4 de novembro, a Folha também noticiou a visita de Lula à
Angola. O registro foi marcado pelo anúncio de “imposto zero” aos produtos angolanos no
Brasil, ação que o jornal diz ser “prejuízo” ao mercado brasileiro. Todavia, também nessa
reportagem, a Folha coloca em invisibilização um dado central: o “imposto zero” estava
alinhado  à  política  externa  do  governo  brasileiro  que  buscaria  refletir  sobre  a  “dívida
histórica” do Brasil para com a África. O jornal apenas informa que Lula foi chamado de
“porta-voz dos pobres”. A Folha, no pequeno texto sobre a viagem, insiste em utilizar “países
pobres” (seis vezes) para “qualificar” homogeneamente todas as nações africanas lusófonas.

A partir de 2004, outras temáticas que existiam timidamente nos dois jornais passaram a ter
enfoque central e visível sobre a CPLP e o presidente Lula nos dois jornais: as ditaduras e a
corrupção nos países da África lusófona. Além de reforçar a associação miséria/África, de
festejar ações neocoloniais privadas brasileiras, e de garantir que a contrapartida das nações
pobres em razão das “bondades” brasileiras (perdão de dívidas, investimentos, imposto zero)
era votar no Brasil  para o Conselho de Segurança da ONU, as narrativas de O Globo e
da Folha  de  S.Paulo  passam a  criminalizar  diretamente  a  aproximação  de  Lula  com a
comunidade lusófona, de modo especial com os africanos. É isso que veremos no próximo
texto.

Referências

Anderson,  B.  (1993).  Comunidades imaginadas:  reflexiones sobre el  origen y la difusión del
nacionalismo. México: FCE.

Arbex Júnior, J. (2002). Showrnalismo: a notícia como espetáculo. São Paulo: Casa Amarela.
Esposito, R. (2005). Immunitas: protección y negación de la vida. Buenos Aires: Amorrortu.

Júnior, W. M. (2013). Política externa e cooperação técnica: as relações do Brasil com a África



durante os anos FHC e Lula da Silva. Belo Horizonte: Editora: D’Placido.

Miguel, L. F. (2002). Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova, São Paulo, n.
55/56, p. 155-184.

Zamin,  A.  (2014).  Jornalismo  de  referência:  o  conceito  por  trás  da  expressão.  Revista
Famecos. PUC/RG, Porto Alegre, v. 21, n. 03, set./dez, p. 918-942.

 


