A Universidade Complutense de Madrid (UCM) e a Associação de Professores de Língua Portuguesa em Espanha (APLEPES) estão a organizar o II Fórum Internacional da Língua Portuguesa (II FILP) que se vai celebrar nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2019, na Faculdade de Filologia da UCM.
O II FILP pretende dar continuação ao realizado em 2007, I Fórum da Língua Portuguesa no contexto ibérico, mas, desta vez, propõe-se uns objetivos mais ambiciosos. Por uma parte, a filosofia do evento ultrapassa o âmbito da Península Ibérica, apostando pela participação internacional e, por outro lado, as linhas temáticas passam a englobar também as literaturas e a diversidade de elementos culturais que compõem a língua portuguesa, introduzindo, de uma maneira mais clara que no fórum anterior, aspetos das vertentes do Português, sob a perspetiva de uma língua pluricêntrica e culturalmente variada.
O II FILP propõe, como pontos centrais, favorecer o diálogo entre professores, investigadores e estudantes de diferentes partes do mundo, com a finalidade do intercâmbio do saber teórico e prático para a investigação e o ensino nas áreas da Linguística, Literatura e Cultura. Além disso, aspira a contribuir ao debate sobre a cooperação para a implementação de meios de difusão e ensino da Língua Portuguesa, celebrando, dessa maneira, a repercussão mundial da circum-navegação iniciada desde a Península Ibérica, que deu origem ao intercâmbio linguístico e cultural entre continentes.
O II FILP integra o tempo e espaço da língua portuguesa, contemplando a apresentação de trabalhos de investigação nos campos linguístico, literário e cultural, compreendendo três grandes áreas: 1) A Língua Portuguesa: Ensino e investigação; 2) Literaturas em Língua Portuguesa e as suas transversalidades; e 3) O Imaginário Cultural dos Países de Língua Portuguesa: Passado, presente e futuro.
As línguas de comunicação do Fórum (comunicações, conferências plenárias, mesas redondas) são português, espanhol, galego e inglês.
Mais informações no site do II Fórum Internacional da Língua Portuguesa.