De 3 a 10 de maio o Timor-Leste realiza a Semana da Língua Portuguesa. O tema do evento é “Língua, Pessoas, Oceanos”. As atividades serão iniciadas com a “Feira do Livro + Português”, que será realizada nos dias 03 e 04 de maio no Centro de Aprendizagem e Formação Escolar na Vila de Suai.
Além da venda de livros haverá gastronomia tradicional, arte e artesanato. A feira terá espetáculos de música e dança, oficinas de língua, jogos, cinema, exposições, concursos e poesia.
No dia da Língua Portuguesa, 05 de maio, o Centro Cultural Português acolhe a abertura da exposição de pintura “Alfabetização”, do artista timorense Bosco Alves. Esse evento conta com música e poesia do Departamento de Língua Portuguesa da UNTL e do Instituto de Defesa Nacional e narração de histórias por pessoas do Xanana Gusmão Reading Room e do Grupo Português no Bairro.
Em 06 de maio a Escola Portuguesa de Díli acolhe a “Hora do Conto” e o Centro Cultural recebe a exposição “Uma imagem, mil palavras”, durante a qual serão conhecidos os vencedores do concurso de escrita “20 anos da Consulta Popular de 30 de agosto de 1999” e o concurso de escrita “Liberdade”. No mesmo dia será apresentado o filme “Músicas da Resistência”, a participação timorense na última edição do DOC TV CPLP.
A meio da semana o Centro Cultural Português acolhe o debate “Jornalismo em tempo de luta: relatos em português”, com a participação dos jornalistas Adelino Gomes, Max Stahl, António Sampaio e Virgílio Guterres, este último presidente do Conselho de Imprensa timorense.
A Fundação Oriente acolhe a exibição do filme “Oceanos de Lixo”, de Werner Boote. Está igualmente prevista a abertura do Ciclo de Cinema Europeu, com a exibição do filme Diamantino.
Também durante a semana decorre ainda abertura oficial dos Cursos de Formação em Língua Portuguesa do Parceria para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste (PFMO).
Em 10 de maio decorre o Sarau de Encerramento, com música, dança e poesia, no Centro Cultural Português.