THINK+ International Conference abre amanhã com mais de uma centena de investigadores

THINK+ International Conference abre amanhã com mais de uma centena de investigadores

Na próxima quinta-feira e sexta-feira, dias 4 e 5 de fevereiro, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) organiza a 1ª edição da “THINK+ 2021 – International Conference on Management Hospitality and Tourism: a Multilevel Approach”, que reunirá mais de uma centena de investigadores internacionais (130) que irão debater o futuro do Turismo.  Neste dia serão apresentadas várias investigações científicas, em sessões paralelas, perfazendo um total de 36 comunicações de diversos domínios e áreas de investigação. 

A organização revela um programa ambicioso que contará com dois “keynote speakers” internacionais, a saber: Eduardo Parra López (Professor Associado da Universidade de La Laguna e Professor convidado da Universidad Del Valle Guatemala, Presidente da Associação Espanhola de Investigadores em Turismo) e Peter Wanke (Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na COPPEAD Graduate Business School).  Eduardo Parra López irá apresentar uma comunicação intitulada: “Social Media Marketing frente a un turismo de cambio: Aprendizajes y desafíos”. Já Peter F. Wanke irá abordar a temática de “Soft Computing na Pesquisa em Turismo”.

 

Programa ambicioso merece reconhecimento de entidades oficiais 

O programa assenta em três pilares estratégicos: prática pedagógica, a produção científica e a valorização profissional. A conferência científica será realizada online e as sessões de abertura e encerramento serão transmitidas pelas redes sociais afetas à organização. 

No primeiro dia do evento, dia 4 de fevereiro, decorrerá a sessão de abertura, prevista para as 18h00, que irá contar com as intervenções oficiais da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus. Além das intervenções das entidades oficiais, os discursos inaugurais caberão à Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella e ao Chair do evento, Luís Sardinha, docente naquela instituição de ensino superior. Na sequência da sessão de abertura, os Keynote Speakers convidados irão realizar as suas intervenções. 

Neste dia, cento e trinta investigadores irão apresentar em sessões paralelas, três dezenas e meia de investigações científicas de vários domínios do conhecimento, nomeadamente das áreas do Turismo e da Gestão. De destacar que, também os discentes do ISAL, apresentam trabalhos académicos sob que servirão de mote para o desenvolvimento de investigação futura. De referir que, alguns do títulos das comunicações que serão apresentadas pelos discentes debruçam-se sobre as questões do património cultural e as relações com o Turismo, a saber: “Roteiro aos Museus da RAM“; “Roteiro sobre o Património arquitetónico religioso“; “Museus e turismo: competitividade e a transição digital“; “Proposta de um roteiro turístico sobre o património arquitetónico religioso no Funchal“; “Uma manhã nos museus“. Estes trabalhos foram realizados no âmbito da unidade curricular de História da Arte em Portugal.

Já no segundo dia, 5 de fevereiro, a sessão de encerramento, contará com várias intervenções, nomeadamente da Vice-Diretora do ISAL, Sancha de Campanella e do Presidente da Câmara do Funchal, Miguel Silva Gouveia. 

O programa revela ainda que neste segundo dia, acontecerá uma mesa redonda moderada pela docente Leonilde Olim, Co-Chair. São oradores convidados António Marto (presidente do Fórum Turismo de Portugal), João Nunes (empresário, AquaNature Madeira), Luz Silva (docente do ISAL e guia intérprete) e Tiago Oliveira (docente do ISAL e responsável por diversas áreas no Hotel Four Views Óasis). O programa termina com a avaliação dos pósteres submetidos, os quais serão considerados pela comissão científica que selecionar os três melhores para premiação e exposição.

Sobre a equipa do Think+ 

A organização do THINK+ está a cargo dos docentes do ISAL, nomeadamente Sancha de Campanella, que preside ao comité de direção; Diogo Goes e Luís Sardinha, “chairs” do comité de organização e Andreia Carvalho e Leonilde Olim “co-chairs” deste comité. Já o comité científico é coordenado por Sérgio Teixeira, sendo constituído por mais de três dezenas de investigadores e docentes de vários centros de investigação e instituições do ensino superior europeias, ISAL, Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior e da Middlesex University London, entre outras. 

Sancha de Campanella, também colunista n’A Pátria, destaca “a grande adesão por parte dos docentes e discentes do ISAL a esta iniciativa” e que “este é um evento com especial relevo para a investigação e reflexão científica sobre as áreas de Gestão e do Turismo”. Referindo que, “a conferência pretende ser um fórum aglutinador de pensamento científico, possibilitando o estabelecimento de novas sinergias com instituições de ensino superior e centros de investigação científica e com agentes económicos e profissionais do sector, nomeadamente o local”, acrescenta. 

Luís Sardinha lidera a equipa organizadora

De destacar que, Luís Sardinha, Chair do evento, é o Coordenador Geral da Ponteditora – detentora d’A Pátria – e colunista neste jornal. Luís Sardinha é Doutorando em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade dos Açores. É Licenciado em Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de
Administração e Línguas, em 2018. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais, pelo Instituto Superior de Administração e Línguas, 2015. E também Licenciado em Tecnologias da Saúde, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, 2008; Professor Assistente no Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), 2019; Formador no Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), 2019. Formador de Contabilidade na Conta Mais Certa. O Coordenador geral da Ponteditora, desde o ano passado é também Editor-Adjunto da revista e3 -Revista de Economia Empresas e Empreendedores na CPLP. Das inúmeras áreas de atividade profissional de destacar que é Gestor de Empresas na Dona Estampa e Técnico Superior de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E (SESARAM, E.P.E) desde 2010.

Luís Sardinha declara que “esta conferência internacional tem como missão contribuir para a universalidade do conhecimento, alinhado com a estratégia do ISAL, que procura desenvolver iniciativas de cariz científico, fortalecendo as capacidades de comunicação científica, escrita ou oral, junto de toda a comunidade académica”. 

Ponteditora parceira do evento 

De referir ainda, que esta iniciativa conta com a parceria da Ponteditora, que atua no mercado editorial científico de língua portuguesa e que publica as revistas e3 – Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP, Herança – Revista de História, Património e Cultura, J² – Jornal Jurídico, JIM – Jornal de Investigação Médica e NAUS – Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais e o jornal A Pátria – Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa.

Pode visitar e acompanhar o programa da iniciativa pela página: https://isalthink.wordpress.com/

https://isalthink.wordpress.com/
Fonte: THINK+ / ISAL

Descarregar artigo em PDF:

[MWB_PDF_GEN]

TAGS

Deixe o seu comentário

LOGIN

REGISTAR