Revista “A Herança” publica novo número

Revista “A Herança” publica novo número

A Herança – Revista de História, Património e Cultura, publicada pela Ponteditora, tem já disponível, neste primeiro semestre de 2021, a sua nova edição número 2, do volume 3.

A Herança é dedicada a uma pluralidade das áreas interdisciplinares das Humanidades e da Técnica, nomeadamente explorando temas que envolvam a História, o Património, material e imaterial e a Cultura: a Arqueologia, a Arquitetura, a História da Arte, a Conservação e Restauro, a Gestão cultural, os Estudos Culturais, entre outros. 

De destacar que esta edição conta com um texto de abertura, do poeta e investigador Cardeal D. José Tolentino Mendonça, Arquivista do Arquivo Apostólico da Santa Sé e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.

A Herança tem por diretora e Editora-chefe a investigadora Isabel Lousada (FCSH / Universidade Nova de Lisboa) que apresenta neste revista o seu editorial e tem por editora-adjunta Ana Raquel Machado. Podem ser lidos os seguintes artigos de investigação:

Tyson, Obama e um novo Cosmos: uma breve análise sobre a representação do negro na ciência, da autoria de Luciana Ribeiro Aparecida Carlos Lacrelowe, Alexandre Freitas Campos.

O temor da ressignificação do tema Financiamento Público Educacional no atual cenário brasileiro”, da autoria de Roberta Bocchi Maria Bueno.

A Colegiada de Nossa Senhora da Conceição de Angra – A sua atividade musical e localização na paisagem sonora da cidade no final do século XVIII da autoria de Luís Henriques.

Samba e Polícia – resistência e crônicas cotidianas de um olhar contra-hegemônico na cidade do Rio de Janeiro, da autoria de Eduardo Brasil Barbosa.

A Revista pode ser consultada em:

https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/issue/view/33

São editores associados os seguintes investigadores: Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos (Escola Superior de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Chih-Chieh Yang (Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul de Taiwan); Daniela  Melo (PhD em Political  Science  and Government,  University  of  Connecticut); Fabrizio  Ricciardelli (diretor  do  Centro  de  Florença  da  Universidade  Estadual  de  Kent);  Francisco das Neves Alves (Professor  Titular  da  Universidade  Federal  do  Rio  Grande do Sul); Gabriele Salciute Civiliene (Professora no Departamento de Humanidades Digitais do King’s College London); Ramona Mihăilă (Vice-Reitora  de  Relações  Internacionais,  professora  catedrática  Ph.D.  na  Faculdade  de Línguas e Literaturas Estrangeiras, diretora do Instituto de Estudos Sociais de Género da Universidade Cristã Dimitrie Cantemir, Bucareste). O conselho científico é integrado por cerca de cinco dezenas de professores universitários e investigadores de importantes universidades e centros de investigação, com especial ênfase no mundo lusófono.

Prof. Doutora Isabel Lousada, editora-chefe da Herança invoca no seu editorial a Cecília Meireles (1901-1964) que “A vida só é possível se reinventada”.

Prosseguindo esta lógica de reinvenção, a Ponte Editora revelou a fusão da revista científica “NAUS” com “A Herança”, tendo por objetivo a criação de uma “super publicação”, com a qual se prevê alcançar mais e melhores base de dados indexantes, refere o grupo proprietário das revistas. “Estima-se que da fusão resultarão benefícios claros para todos, especialmente para os autores, revisores, editores e leitores”. As referidas mudanças começarão a ser visíveis já no início de 2021. Acrescentam ainda que, no âmbito do projeto de internacionalização, apoiado, pelo programa INTERNACIONALIZAR 2020 II (Portaria n.º 29/2018) Projeto n.º M1420-03-0752-FEDER-000071, as plataformas estarão já preparadas para publicação bilingue, em português e inglês, possibilitando a abertura a pares internacionais.

Fonte: Ponte Editora

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

TAGS

LOGIN

REGISTAR