No passado dia 30 de janeiro, o ISAL – Instituto Superior de Administração e Línguas acolheu nas suas instalações, no Funchal (Madeira, Portugal), Fernando Embana, diretor geral de Investigação Científica em representação do ministro do Ensino Superior e Investigação Científica da República da Guiné-Bissau, no seguimento do protocolo assinado por ambas as instituições em setembro do ano transato.
A visita do diretor geral à ilha da Madeira visou a identificação de necessidades no contexto do Ensino Superior e da investigação científica, assim como a implementação de projetos conjuntos com instituições de ensino e de investigação regionais.
No âmbito desta visita, Fernando Embana reuniu-se com representantes da Ponte Editora, da Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), do ISAL e da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, duas instituições de Ensino Superior na Região Autónoma da Madeira.
Visando contribuir, a longo prazo, para o crescimento e reconhecimento internacional do Português enquanto língua científica, a Ponte Editora também marcou presença na sessão de trabalhos, de forma a fortalecer pontes com a República da Guiné-Bissau e fomentar a produção científica.
No âmbito do Ensino Superior, foram criadas sinergias que poderão possibilitar a mobilidade de discentes da Guiné-Bissau, bem como de docentes em contexto de formação nas áreas da Enfermagem, Gestão e Administração Escolar.
Como refere o ISAL em nota enviada às nossas redações, no âmbito da investigação, “pretende-se promover oportunidades de publicação e divulgação do trabalho científico desenvolvido por investigadores da República da Guiné-Bissau, bem como ações de formação em metodologias de investigação”.
Nesse sentido, os centros de investigação e as instituições de Ensino Superior da República da Guiné-Bissau foram convidados a participar na 3.ª edição da conferência Think+ 2023 International Conference on Digital Economy, Tourism and Human Development, evento que conta com a parceria da Ponte Editora.
Foto de capa: Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL)