EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

PEÇA DO MÊS | MÁQUINA FOTOGRÁFICA LEICA M3 | 8 MAR. 2024, 15H30

PEÇA DO MÊS | MÁQUINA FOTOGRÁFICA LEICA M3 | 8 MAR. 2024, 15H30

A Casa-Museu Eng. António de Almeida apresenta, no próximo dia 8 de março (sexta-feira), pelas 15h30, a segunda sessão do ciclo Casa-Museu Eng. António de Almeida em reserva.

A Peça do mês de março é a MÁQUINA FOTOGRÁFICA LEICA M3.

SOBRE A MÁQUINA FOTOGRÁFICA LEICA M3

Em junho de 1960, o Eng. António de Almeida adquiriu a sua terceira máquina fotográfica, uma Leica M3, e com ela captou diversos locais e momentos.

A máquina fotográfica alemã, agora apresentada pela primeira vez ao público, integra a coleção da Casa-Museu e a ela se associam lentes e outros acessórios, documentados com recibos e apontamentos do próprio Eng. António de Almeida.

Em 30 minutos, o Prof. Doutor Augusto Lemos aborda a história da marca Leica, dando relevo ao modelo M3, não descurando algumas curiosidades sobre a loja portuense Photo-Stand que outrora ocupou o n.º 261-263 da Rua de Sá da Bandeira no Porto.

Entrada livre, sujeita à inscrição prévia através de correio eletrónico (fundacao@feaa.pt) ou telefone (226 067 418).

No final da sessão, às 16h30, os participantes poderão visitar a Casa-Museu Eng. António de Almeida.

SOBRE A FUNDAÇÃO ENG. ANTÓNIO DE ALMEIDA

A Fundação Eng. António de Almeida foi criada por disposição testamentária do Eng. António de Almeida (1891–1968), que estipulou os fins (artísticos, educativos e de caridade), a preservação da casa onde viveu com D. Olga Andresen e a organização da Casa-Museu, mantendo-se, tanto quanto possível, a disposição e decoração constituída pelas suas coleções de mobiliário, cerâmica, pintura, têxteis, ourivesaria, gravura, numismática e outras.

Reconhecida em 1969, a Fundação abriu ao público em 1973.

Ao longo destes anos, tem desenvolvido uma intensa atividade cultural — sobretudo nas áreas da literatura, arte, educação e ciência — através da realização de encontros, conferências e debates, exposições e concertos, nas suas instalações e fora delas. Concomitantemente, edita e apoia publicações como livros e revistas.

A Casa-Museu Eng. António de Almeida proporciona visitas orientadas, a pessoas individuais e grupos, mediante marcação prévia e no seguinte horário: terça-feira a sábado: 10h–12h30/14h30–18h; encerra às segundas-feiras, aos domingos e aos feriados.

Com os nossos cumprimentos.

Rosário Barbosa

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]