A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi — ACSSRL, instituição de utilidade pública, promoveu ao longo do presente mês de abril três iniciativas de âmbito internacional, de caráter cultural e inclusivo e educativo e prepara-se para a realização de uma nova iniciativa no próximo mês, para assinalar o “Dia Intergeracional da Solidariedade”.
Festival Internacional de Guitarras na Áustria
Entre as iniciativas promovidas por Raquel Lombardi destaca-se a participação no Festival Internacional de Guitarras RUST, na Áustria, que contou com a atuação da Orquestra de Bandolins Obcl de Câmara de Lobos — ComCORDAS e com a interpretação e direção musical de Luciano Lombardi. Além do maestro e guitarrista Luciano Lombardi, a programação contou com a participação dos destacados músicos Gabriel Guillen Navarro e Diana Guillen Navarro, Juan Lorenzo, Jonathan El Barouki, Sun Xuan Xuan, Ahmet Kanneci, entre outros.
“Pegada Rosa” no Monte Palace
Refira-se que no presente mês a Associação Raquel Lombardi realizou no Jardim Tropical Monte Palace a X edição da “Pegada Rosa: unidas contra o cancro no feminino”, iniciativa que visa sensibilizar para a prevenção do cancro na mulher. O evento teve a coordenação da fisioterapeuta Cláudia Aguiar, responsável pela ação de formação, e contou com a parceria da Associação Proeza Altruísta e do Clube Judobrava.
Protocolo com o ISAL e Encontro Erasmus “Educational Europe”
No passado dia 21 de março decorreu a celebração do protocolo de cooperação entre a ACSSRL e o ISAL, que antecedeu o I Encontro Internacional de Projetos Erasmus+ “Educational Europe”. A iniciativa, além de apresentar cerca de duas dezenas de projetos Erasmus, nas áreas da Educação Inclusiva, “possibilitou o estabelecimento de novas sinergias para a realização de novos eventos de índole científico, técnico, pedagógico, social, cultural e de extensão universitária”, refere nota da ACSSRL.
Próximas iniciativas em abril: “Dia Intergeracional da Solidariedade”
Para o próximo dia 29 de abril está prevista a realização “Dia Intergeracional da Solidariedade”, iniciativa que irá participantes de diferentes faixas etárias — seniores e jovens — oriundos de uma dezena de países, numa lógica de partilha de experiências de vida. Entre os países participantes estão Alemanha, Espanha, Grécia, Lituânia, Itália, Roménia, Bulgária, Macedónia do Norte, Sérvia e Portugal. A iniciativa irá contar com a participação de utentes da Casa de São José, em Câmara de Lobos e estudantes do ISAL, no âmbito da unidade curricular de Organização e Gestão de Eventos, entre outras instituições e demais público em geral interessado em participar na atividade.