EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

“Madeira Guide” vence final regional do Poliempreende 2024

“Madeira Guide” vence final regional do Poliempreende 2024

A Universidade da Madeira (UMa) realizou no passado dia 17 de maio a final regional do Concurso Regional Poliempreende 2024, com a apresentação dos dois projetos finalistas VitalAlert e Madeira Guide, selecionados do programa de oficinas do concurso.

Após uma rigorosa avaliação, o júri distinguiu o projeto Madeira Guide como o grande vencedor do concurso regional. Desenvolvido por Carlos Serrão, Lucas Teixeira e Magda Góis, estudantes do CTeSP em Marketing Digital no Turismo da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTG), sob a orientação do Prof. Doutor Luís Sardinha, o projeto destacou-se pela sua abordagem inovadora ao turismo sustentável, combinando tecnologia de ponta com a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.

Madeira Guide visa contribuir para a transformação do setor turístico da Madeira, estabelecendo um modelo exemplar de turismo responsável. Com a implementação de sensores IoT e uma aplicação móvel interativa, pretende-se gerir a capacidade de carga dos percursos e melhorar a segurança e a experiência dos visitantes. O objetivo é criar um equilíbrio harmonioso entre o desenvolvimento económico, a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade, alinhando-se com as tendências globais de turismo sustentável.

O segundo lugar do concurso foi atribuído ao projeto VitalAlert, que visa oferecer monitorização contínua e resposta a emergências para pessoas vulneráveis, como idosos, portadores de epilepsia e indivíduos com Alzheimer. Utilizando tecnologias avançadas para medir batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura corporal, entre outros, a VitalAlert promete melhorar significativamente a qualidade de vida e a segurança dos seus utilizadores. O projeto foi desenvolvido por Paulina Canada e Sónia Lira, estudantes do CTeSP em Promoção da Qualidade de Vida e Bem-Estar da Pessoa Idosa da Escola Superior de Saúde da UMa.

O júri foi constituído por Elsa Fernandes (Vice-Reitora para as áreas da Inovação e Empreendedorismo), Susana Teles (Pró-Reitora para o Desenvolvimento do Ensino Politécnico), Mara Franco (Presidente da ESTG), Carlos Lopes (CEO da Startup Madeira) e Susana Galvão (Banco Santander Universidades).

De acordo com o Coordenador do concurso regional, Prof. Doutor Eduardo Leite, a final foi um testemunho do talento e da criatividade dos estudantes da UMa, reafirmando o compromisso da instituição com a inovação e o empreendedorismo. Os projetos apresentados não só destacam o potencial transformador das ideias jovens, mas também a importância de apoiar e investir no desenvolvimento de soluções sustentáveis e tecnológicas para os desafios do futuro.

Com esta vitória, os três estudantes e docente da ESTG-UMa garantem a presença na final nacional do Poliempreende, a realizar entre os dias 2 a 5 de setembro, na Universidade da Madeira, com a presença dos vencedores de todos os Politécnicos portugueses, bem como das Universidades do Algarve e de Aveiro, proporcionando uma plataforma para a apresentação e discussão de ideias inovadoras que podem moldar o futuro do empreendedorismo em Portugal.

A Universidade da Madeira prepara-se para acolher a final com grande entusiasmo, esperando que a diversidade de projetos apresentados contribua para um intercâmbio enriquecedor de conhecimentos e experiências e para a promoção de soluções criativas para desafios contemporâneos.

Funchal, 27 de junho de 2024,

Gabinete de Comunicação e Marketing — UMa

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]