Macau e a língua portuguesa: novas pontes a oriente

Macau e a língua portuguesa: novas pontes a oriente

O Instituto Politécnico de Macau e o Instituto Português do Oriente, no ano em que se comemoram os 40 anos do restabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Portugal, e os 20 anos da criação da Região Administrativa Especial de Macau, organizam, em Macau, o Congresso Internacional “Macau e a língua portuguesa: novas pontes a oriente”. Nesse evento, professores e investigadores de diferentes geografias vão partilhar as suas pesquisas sobre temas relativos à língua portuguesa, nas suas realidades diversas, multifacetadas e dispersas pelo mundo.

O congresso será realizado de 27 a 29 de novembro em Macau e a chamada de trabalhos está aberta até 15 de junho. O evento incluirá sessões plenárias com conferencistas convidados de renome e sessões de comunicações livres nas áreas da Linguística, Literatura e cultura, Pedagogia e didática e Tradução e interpretação. Entre os oradores convidados estão Cristina Martins (professora auxiliar, Universidade de Coimbra, Portugal); Filinto Elísio (escritor, Cabo Verde); Inês Duarte (professora catedrática, Universidade de Lisboa), Maria Helena Nóbrega (professora, Universidade de São Paulo, Brasil)

Macau tem constituído, desde o século XVI, uma ponte importantíssima entre Oriente e Ocidente, um ponto de referência no diálogo e enriquecimento mútuo de culturas e línguas tão diferentes. Atualmente, no âmbito da estratégia “Uma Faixa, uma Rota”, a nova Rota da Seda proposta pelo Governo Central da República Popular da China, pretende-se que Macau funcione, cada vez mais, como uma plataforma entre a China e os países de língua portuguesa. É também em Macau que se tem realizado um grande investimento na formação de quadros bilingues em chinês-português, o que implica investigação em temas tão diversos como a língua portuguesa, as literaturas e as culturas dos países lusófonos, as metodologias de ensino do português, bem como a tradução e interpretação.

As propostas de comunicações livres para o congresso devem ser submetidas através da plataforma EasyChair https://easychair.org/conferences/?conf=maclp2019

Mais informações em

http://maclp2019.ipm.edu.mo/index.php

Imagem (falco) de uso gratuito em Pixabay

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Deixe o seu comentário

LOGIN

REGISTAR