EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

“Literacia faz bem à Saúde” para ver no MNAC

“Literacia faz bem à Saúde” para ver no MNAC

Na passada quarta-feira, dia 8 de março, decorreu a inauguração da exposição “Literacia faz bem à Saúde”, patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea – MNAC, em Lisboa. A iniciativa foi organizada pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, em parceria com o MNAC, no âmbito do programa Portugal entre Patrimónios.

O projeto teve a conceção de Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) – Editora-Chefe do JIM Jornal de Investigação Médica, editado pela Ponte Editora e também colunista d’A Pátria – e contou com a curadoria de Lúcia Saldanha e Rui Afonso (MNAC).

A sessão de abertura desta exposição coletiva contou as intervenções institucionais de Emília Ferreira, Diretora do MNAC, Miguel de Arriaga, em representação da Direção-Geral de Saúde, Susana Ramos, Vice Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde – SPLS e Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

  

Nesta ocasião também intervieram alguns dos artistas plásticos participantes no projeto. Os artistas proferiram alocuções a propósito das suas diferentes práticas artísticas. A exposição integra obras de Ana Monteiro, Cláudia Barradas, Diogo Goes, Flávia Germano Barra, Frederico Pratas, Maria de Fátima, Nelson Ferreira e Verónica Ornelas, contando também com as colaborações do Museu da Farmácia e do médico Manuel Valente Alves, investigador, curador e artista visual.

Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, a propósito deste projeto, refere na página da instituição que, “reimaginar a saúde através da arte (…) é um campo de grande exploração sensorial, com evidência científica nos resultados em saúde. A arte cura. A arte promove o bem-estar.”

Em nota introdutória à exposição, destaca-se o reconhecimento do valor da arte enquanto fenómeno social, referindo-se que “a conexão social e o pensamento criativo e crítico conduzem a soluções, que pela sua natureza, muitas vezes têm de ser vistas por vários prismas.” Também, “pelo olhar estético dos artistas (…) percorremos os caminhos da comunicação terapêutica, do desenvolvimento de competências, da relação em saúde, da compreensão e a falta dela, da união de esforços e importância das parcerias frutíferas e dos diferentes pontos de vista”, acrescenta ainda.

De destacar ainda que a iniciativa também contou com a participação e intervenção do artista plástico Diogo Goes – Editor-Adjunto d’A Pátria. O artista que apresenta a obra “Lancem ideias àqueles que criticam a Ciência ou a Literacia na Era da Pós-Verdade”, além de agradecer ao MNAC e à Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde pelo convite, referiu na sua intervenção que, “a Arte tem o dever de cumprir uma tarefa de responsabilidade social, atuando na comunidade onde se insere. Esta é uma tarefa requerida aos artistas, como também às instituições museológicas “.

 

“A arte dá-nos a possibilidade de exercer um trabalho pedagógico, de ativação da crítica, de sensibilização para a literacia em Saúde e para a prevenção. A sociedade contemporânea requerer que a formação e transmissão do conhecimento seja realizada de modo interdisciplinar, assente na clarividência científica, contribuindo para a desconstrução das mitografias contemporâneas, eliminação de todas as formas de discriminação”, concluiu.

O projeto conta com o apoio do Museu da Farmácia, Viatris e da MSD, entre outros patrocinadores. A exposição que ficará patente ao público, no MNAC, até ao próximo dia 20 de abril, terá itinerância por vários pontos do país, prevendo-se que percorra vários centros hospitalares e sociais.

Fontes: SPLS, MNAC; Fotos D.R. Cortesia SPLS e T.S.

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]