Na passada terça-feira, dia 6 de setembro, o Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira, sediado no Funchal, na ilha da Madeira, acolheu a professora universitária Leonor Coelho, no âmbito da mais recente sessão do ciclo de conversas “De Saramago, o meu livro”.
Importa recordar que esta sessão pública sobre a dramaturgia de José Saramago integra o programa de celebrações do centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, dinamizado pelo Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira.
À semelhança dos anteriores convidados deste ciclo de conversas, Leonor Coelho foi desafiada a eleger uma obra de José Saramago. A escolha recaiu sobre In Nomine Dei, obra dramática publicada em 1993.
No âmbito da apresentação desta peça da dramaturgia saramaguiana, Leonor Coelho abordou “um trágico capítulo da história da intolerância humana, a luta entre católicos e protestantes, no século XVI, na Alemanha”, conforme divulgado nas redes sociais do Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira. É com base neste conflito de natureza religiosa que surge esta obra escrita por José Saramago.
Sobre Leonor Coelho
Leonor Martins Coelho é Doutorada em Estudos Interculturais, pela Universidade da Madeira. Além de investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, é Professora Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira e Diretora do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares.
Imagem de capa: D.R. Fonte: Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira