EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Jornal de Investigação Médica (JIM) lança Call “Primavera 2022” sobre Saúde e Bem-estar 

Jornal de Investigação Médica (JIM) lança Call “Primavera 2022” sobre Saúde e Bem-estar 

O Jornal de Investigação Médica (JIM) acaba de lançar a Call Primavera 2022 para submissão de artigos dedicada ao tema abrangente e global: Saúde e Bem-Estar. Este jornal científico, publicado pela Ponteditora, tem como editores-chefe, Cristina Vaz de Almeida (PhD) e Diego Viana-Gomes (PhD).

Em nota dos editores, disponibilizada à imprensa, refere-se que, “a última conferência da OMS (2021) anunciou a necessidade de se fazer um reposicionamento da saúde, alargando a noção de bem-estar em todo o ciclo de vida e dentro e todos os contextos”, justificando deste modo o mote para a chamada à publicação de artigos, agora lançada.

O “bem-estar” é um “estado dinâmico de bem-estar físico, mental e social; um modo de vida que dota o indivíduo para perceber todo o potencial das suas capacidades, e para superar e compensar as fraquezas; um estilo de vida que reconhece a importância da alimentação, aptidão física, redução do stress e autorresponsabilidade”, destacam os editores.

Desde 1948, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a necessidade de considerar aspetos positivos da vida da saúde vista como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Cristina Vaz de Almeida e Diego Viana-Gomes, destacam que, “guiados por esta necessidade de se abordar os temas do Bem-Estar, abrimos a próxima Call do JIM, para submissão de artigos que possam ser enquadrados nestas áreas temáticas”. Pode ler na íntegra, o texto da convocatória, na página web da Ponteditora/JIM.

Destacam-se as seguintes áreas temáticas: Bem-estar Coletivo; Bem-estar e Criatividade; Bem-estar e Determinantes da Saúde; Bem-estar e Entretenimento; Bem-estar e Felicidade; Bem-estar e Mudanças climáticas; Bem-estar e Prevenção da doença e Promoção da saúde; Bem-estar e Produtividade; Bem-estar e Saúde física; Bem-estar e Saúde mental; Bem-estar Individual; Bem-estar nas Organizações; Bem-estar no Ciclo de Vida (do nascimento à morte); Bem-estar no Trabalho; Bem-estar nos Cuidados de Proximidade; Bem-estar nos Hospitais; Medição do Bem-Estar, entre outras.

Os artigos podem ser submetidos até ao próximo dia 30 de junho 2022 pelo processo eletrónico do JIM e de acordo com as condições estabelecidas, através de: https://revistas.ponteditora.org/index.php/jim/about/submissions

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens requeridos. Pode consultar aqui as normas para os autores: https://revistas.ponteditora.org/index.php/jim/normasautores

JIM – Jornal de Investigação Médicaé uma publicação académica semestral, tendo por missão a divulgação e publicação de trabalhos científicos originais e de revisão na área das boas práticas em saúde, numa perspetiva e visão biopsicossocial, humanizadora que integra o conceito alargado da saúde e do bem-estar, estimulando a divulgação de boas práticas nacionais e internacionais. Visa também a recolha e disseminação ampla de contributos promotores de reflexão, desenvolvimento, compreensão, construção, implementação e monitorização de boas práticas em saúde.

O JIM é uma publicação de Acesso Aberto Imediato e Gratuito através da Internet, podendo ser consultada sem restrições. O jornal encontra-se indexado em mais de uma dezena de “importantes” bases de publicações científicas, das quais se destacam: DOAJ; Directory of Research Journals Indexing; Crossref; Sherpa/Romeo; RCAAP; Index Copernicus; Scilit; B-on; OpenAIRE; OUCI; BASE; REDIB, entre outras.

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

TAGS

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]