EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Herança lança número especial com King’s College London

Herança lança número especial com King’s College London

Herança

Herança – Revista de História, Património e Cultura, um periódico Ponteditora, sob direção da Professora Doutora Isabel Lousada da Universidade Nova de Lisboa, publicou no dia 8 de março, Dia da Mulher, um número especial sob a temática “Perspetivas interdisciplinares sobre experimentos digitais em museologia e design de museus”.

Tendo como editoras convidadas duas ilustres mulheres, Dr. Gabriele Salciute Civiliene e Dra. Kristen Schuster, do Departamento de Humanidades Digitais, King’s College London, o número especial propunha-se enquadrar análises críticas de experimentação digital para e nos museus. i.e., como referem as editoras no seu texto editorial, por um lado enfatizar teorias suscetíveis de utilização crítica do significado do património e da autoridade das instituições do património cultural. Por outro lado, incentivar a utilização de estudos de caso para refletir sobre a possível flexibilidade ou maleabilidade dos espaços museológicos e a sua conceção para a criação participativa e de base e divulgação do conhecimento. 

Autora/e(s) de diferentes instituições – University of Oxford, Universidade do Estado de Santa Catarina, Istanbul Technical University, Columbia University, Izmir University of Economics, University of Leicester, University of Oslo, University of Argentine Social Museum, Universita Ca’ Foscari, University of Trieste e Museo Dolom.it – responderam ao desafio, apresentando trabalhos de absoluto interesse científico, suscetíveis de gerar grande discussão, na apenas entre pares, como estabelecer tendências para os profissionais da área.

Com efeito, segundo as editoras, os textos são ricos na conceptualização da inovação no design e museologia de museus através da construção de arquivos digitais, bases de dados, plataformas, infraestruturas para o alcance e crowdsourcing da comunidade, e intervenções de base, enquanto espaços colaborativos, educativos e distribuídos para a criação de significados e de conhecimento. 

De salientar que o património cultural é um recurso valioso que deve ser protegido e preservado para as gerações futuras, e os museus são peças fundamentais nesse processo. Na verdade, estes permitem que as pessoas conheçam e apreciem a riqueza do património cultural, além de oferecerem oportunidades para a educação, a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias de preservação.

Para a direção da Ponteditora, a parceria com o King’s College London, agregou um valor extraordinário a esta edição especial, pois a instituição é líder mundial em pesquisas sobre museus e património cultural. As investigadoras do King’s College London trouxeram a sua abordagem e as suas perspetivas únicas e constituíram um incentivo para que outros investigadores se juntassem ao número especial, enriquecendo com as suas experiências ainda mais os artigos desta edição.

Esperamos que esta edição especial inspire e informe os nossos leitores sobre a importância dos museus e do património cultural para a sociedade e para as gerações futuras.

Por fim, este número, totalmente internacional, é publicado num período em que a Ponteditora atingiu, em apenas um ano, mais de um milhão de visualizações dos textos publicados, afirmando-se, assim, como uma referência na área da investigação e disseminação científica.

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]