Gestão do tempo é tema de ação de formação

Gestão do tempo é tema de ação de formação

“A importância da gestão do tempo” é o objeto em estudo do investigador e colunista da A Pátria, Luís Filipe Sardinha, que irá ministrar uma ação de formação sobre o respetivo tema. Esta ação desenvolve-se no âmbito do Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, sob a orientação da Professora Doutora Áurea Sandra Toledo de Sousa e do Professor Doutor Eduardo Manuel de Almeida Leite. De acordo com o colunista, “numa organização é fundamental a compreensão deste tema, para uma melhor resposta às atividades desempenhadas”. Esta investigação, no contexto da gestão do tempo, pretende contribuir para uma otimização do tempo despendido na realização/execução de atividades por parte dos colaboradores que atuam/operam no meio empresarial. O plano terá por base o empowerment dos colaboradores com conhecimentos adequados relativamente às estratégia que podem ser adotadas nesse campo de ação. Pretende-se, ainda, efetuar a monitorização dos resultados obtidos, de forma a se aferir se existiram melhorias nos comportamentos de Gestão do Tempo.

A investigação encontra-se organizada em três fases, designadamente:

i) diagnóstico sobre gestão do tempo, que contemplou a elaboração de um questionário aplicado a diversas micro e pequenas empresas sediadas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira;

ii) o presente questionário, contemplando a participação voluntária e informada das empresas no estudo (assente em mecanismos de diagnósticos, instrução/formação em gestão do tempo a todos os colaboradores e disponibilização de material de apoio teórico);

iii) questionário de diagnóstico final.Os Alguns dos resultados da primeira fase foram publicados num paper científico, no âmbito de uma conferência internacional, “66th International Scientific Conference on Economic and Social Development”, realizada em Marrocos.

O mesmo poderá ser consultado em: https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdRabat2021_Online.pdf#page=237&zoom=100,90,94


A formação online gratuita em gestão do tempo, irá realizar-se nos próximos dias 22 de maio e 5 de junho de 2021.

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada em: https://forms.gle/k1GPobfu4tpSZkMw6. Após a inscrição, os inscritos irão receber um e-mail com o link para a palestra.  A palestra contempla ainda, o preenchimento de dois breves questionários, que serão objeto de estudo e será atribuído um certificado de presença, pelo Instituto Superior de Administração e Línguas da Universidade da Madeira, entidade parceira da Ponte Editora.

A organização refere que, “os resultados obtidos, e difundidos, serão respeitantes apenas a dados agregados, salvaguardando-se a confidencialidade dos dados e o anonimato dos participantes e das respetivas empresas. Para assistir à sessão de formação, será apenas necessário ter a aplicação Zoom no seu terminal tecnológico (computador ou tablet ou telemóvel).

O colunista Luís Filipe Sardinha destaca que está a ser produzido um e-book sobre o tema, que visa dar a conhecer um “conjunto de ferramentas estratégicas de gestão de tempo”, pelo que “a sua leitura proporciona um diagnóstico de gestão do tempo, facilitando a sua maximização, enquanto recurso livre, mas limitado.”

Foto D.R.

Descarregar artigo em PDF:

[MWB_PDF_GEN]

TAGS

Deixe o seu comentário

LOGIN

REGISTAR