EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Congresso Luso-Brasileiro de Gestão e Conformidade reuniu 80 investigadores no ISAL

Congresso Luso-Brasileiro de Gestão e Conformidade reuniu 80 investigadores no ISAL

Na passada semana, nos dias 21, 22 e 23 de junho decorreu nas instalações do Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL a 3ª edição do Congresso Luso-Brasileiro de Gestão e Conformidade – CLBGC, iniciativa organizada pelo Instituto Ibero-Americano de Compliance – IIAC (Brasil) em parceria com o ISAL (Portugal). 

Este evento internacional reuniu mais de três dezenas de palestrantes (31) e oito dezenas de investigadores, autores dos cerca de setenta trabalhos apresentados no congresso. Brevemente serão lançados os e-books de resumos e o livro de artigos, editados pelo Instituto Ibero-Americano de Compliance.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Jorge Veiga França, Presidente da Direção da ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal, e Artur Jorge Baptista, presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados. 

Além dos convidados de honra intervieram, os docentes e investigadores, membros do comité de organização, a saber: Fabrizio Bon Vecchio, Chair do Congresso e Presidente do IIAC, a anfitriã, Sancha de Campanella, na qualidade de Vice Diretora Geral do ISAL, Cássio de Assis e Élvio Camacho, Vice Presidente do IIAC e Presidente do Conselho Cientifico do ISAL, respetivamente.

A Ponte Editora e A Pátria associaram-se, mais uma vez, a esta iniciativa, destacando-se a presença de Eduardo Leite, diretor do grupo editorial, que veio assim contribuir para a divulgação do evento junto da comunidade científica da lusofonia. Já Luís Sardinha, coordenador Geral da Ponte Editora apresentou uma comunicação neste congresso, dedicada à Gestão do Tempo.

Entre os docentes e investigadores do ISAL palestrantes do congresso estão os colunistas d’A Pátria, que também apresentaram várias comunicações nas áreas de Compliance e Gestão. Destacam-se as intervenções de Andreia Carvalho (palestrante), Diogo Goes (palestrante), Eduardo Alves (palestrante) e Sancha de Campanella (palestrante), também membros do conselho científico deste congresso. Também os docentes Cristina Abreu, Tiago de Oliveira, Nelson Abreu e Ricardo Faísca, apresentaram vários trabalhos de investigação. 

Sancha de Campanella destaca que, “este congresso resulta da quinta parceria transatlântica, celebrada com instituições do espaço da lusofonia, vindo reforçar o papel das instituições de ensino superior na investigação para as práticas de compliance e literacia ética”. O ISAL, desde há vários anos, tem primado a sua política de responsabilidade social de atuação na comunidade onde se insere, vindo a contribuir com a produção científica e dinamização de atividades junto da sociedade civil e académica”, acrescentou. 

Para 2024 está já prevista a realização de novo congresso, agendado para o mês de maio.

Diogo Goes

(artigo publicado em co-autoria com Sancha de Campanella)

Fotos D.R. Cortesia ISAL / Joana Martins

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

TAGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]