Está a decorrer esta semana uma peregrinação a cavalo até Santiago de Compostela pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros. A iniciativa, impulsionada pela Associação Rapa das Bestas de Sabucedo (Galiza), visa a promoção deste itinerário jacobeu ainda pouco frequentado.
A primeira etapa desta peregrinação decorreu no passado domingo, dia 21 de agosto, entre Portela do Homem e Lóbios. Devido a questões burocráticas envolvendo a autorização da entrada dos cavalos em Portugal, não foi possível que a peregrinação tivesse como ponto de partida a Sé de Braga, como inicialmente previsto. A este respeito, Vicente Pereiras Marquez, membro da Associação Rapa das Bestas de Sabucedo e responsável pela iniciativa, destaca numa nota informativa enviada às redações que “uma parte do percurso e o seu início são em terras portuguesas, o que tem muita relevância e até hoje a quase totalidade dos peregrinos é de origem portuguesa”.
A iniciativa conta com a participação de 15 cavalos e cavaleiros experientes, considerando que o trajeto “não é aconselhável a iniciados”. Todos os participantes são provenientes das comunidades autónomas da Galiza, Valência (Castellón) e de Castela e Leão (Burgos). Dos 15 cavaleiros, 12 são do sexo masculino e 3 do sexo feminino, sendo que os dois participantes mais jovens têm 13 e 15 anos, respetivamente.


A Associação Rapa das Bestas de Sabucedo revela que “é fundamental divulgar este caminho entre os portugueses e os galegos” e, para tal, a peregrinação conta com atividades promocionais e ostenta nos cavalos o símbolo daquela Associação, bem como os da Associação de Amigos do Caminho da Geira e dos Arrieiros e dos itinerários jacobeus. Vicente Pereiras Marquez acrescenta que: “Nos diversos concelhos e lugares em que passarmos organizaremos sessões de divulgação e deixaremos material promocional do Caminho da Geira e dos Arrieiros, salientando também os seus atrativos turísticos”.
No que diz respeito ao itinerário, entre os dias 22 e 27 de agosto, os cavaleiros percorrem a distância entre Lóbios-Castro Laboreiro, Castro Laboreiro-Berán, Berán-Beariz, Beariz-Sabucedo, Sabucedo-Cacheiras e, por fim, Cacheiras-Santiago de Compostela.


Importa referir que a Associação Rapa das Bestas de Sabucedo organizou a primeira peregrinação a cavalo que percorreu o Caminho da Geira e dos Arrieiros em 2017, contando com a participação de oito cavalos e cavaleiros. Vicente Pereiras Marquez justifica o aumento do número de participantes, referindo que “Hoje o caminho é mais conhecido, as pessoas ajudam mais com locais para deixar os cavalos, oferecendo água e outras ajudas” e agradece “o apoio fundamental ao projeto, pela segunda vez, das autoridades locais do Concelho de A Estrada (Galiza)”.
No futuro, a Associação pretende que os cavaleiros contem com “o apoio de um guia escrito em que se diga onde podem deixar os cavalos, comer e dormir, entre outras facilidades e apoios”.
Note que o Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, pela Associação de Municípios Transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22. Este percurso, de 240 quilómetros, destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo, nomeadamente a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.
Fotos D.R. Fonte: Associação Rapa das Bestas de Sabucedo