A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi — ACSSRL instituição de utilidade pública, integrou a 18.ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Fiuggi, em Itália, que decorreu, entre os dias 18 a 21 de julho, na cidade italiana de Fiuggi [Itália central]. O festival teve a direção artística de Roberto Fabbri, reconhecido guitarrista clássico reconhecido mundialmente.
Entre os participantes, em representação da Região Autónoma da Madeira, esteve Luciano Lombardi, docente especializado, que tem promovido o ensino da guitarra clássica nesta região. Na ocasião, Lombardi exerceu as funções de como júri de concurso, ministrou várias “master’s classes” de guitarra e apresentou um dos concertos da programação. Refira-se que Luciano Lombardi foi discípulo do célebre maestro Alirio Diaz, que o definiu como “artista e virtuoso”.
Também Raquel Lombardi, presidente e fundadora da ACSSRL, foi palestrante de uma conferência integrada na programação do evento, na qual apresentou o Festival Internacional de Guitarras da Madeira, que realiza-se na Região entre 25 de outubro a 10 de novembro.
O Festival Internacional de Guitarra da Madeira, sob direção artística de Luciano Lombardi, oferece aos participantes concertos, workshops, conferências e formação para docentes e discentes oriundos de uma dezena de países, a saber, Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, México, Polónia, Portugal, Turquia, Ucrânia e Venezuela. Anualmente reúne mais de três dezenas de músicos internacionais.
Desde há vários anos, que este festival, tem sido apoiado pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura e pelo Município do Funchal, denotando o reconhecimento destas instituições à ação desenvolvida pela Associação Raquel Lombardi no “enriquecimento cultural da Região e na promoção da guitarra clássica a nível artístico internacional”.
Raquel Lombardi destaca “a importância da participação em eventos internacionais, permite enaltecer e divulgar as boas práticas pedagógicas e o empreendedorismo cultural que tem vindo a se desenvolver na Madeira”. A dirigente associativa e organizadora do festival acrescenta que “estes festivais são fundamentais para a Região, não apenas por trazer músicos de renome internacional, mas também por proporcionarem novas oportunidades aos músicos locais de apresentar o seu talento a um espectro mais alargado de pares”. “O Festival Internacional de Guitarras da Madeira fomenta o intercâmbio cultural e artístico e a inclusão através da música, elevando o perfil da Madeira como um destino artístico e inclusivo”, concluiu.
Sobre Luciano Lombardi:
Começou o estudo da guitarra aos quatorze anos, conseguindo o mais alto título académico no Conservatório de S. Cecília de Roma. Aperfeiçoou-se nas master classes de Pepe Romero e de Julian Bream, e em vários cursos sob a orientação de Alirio Diaz, com quem se tornou assistente e tocou em duo em concertos na Itália e em Portugal. Também se aperfeiçoou na “Accademia Chigiana” de Siena, em Informática Musical com Jean-Baptiste Barrière e Xavier Chabot e em Música para Filmes com o famoso Ennio Morricone. É Doutor em Ciências Estatísticas e Económicas pela Universidade de Siena e recebeu o Prémio Internacional à Carreira “Dalla via del Grano alle vie del Mondo” pela sua atividade didática e concertística internacional. Integra o júri de importantes concursos internacionais de interpretação e orientou master classes de guitarra em várias cidades e conservatórios de renome.