Em parceria com a Ponte Editora e com a agência de comunicação Miligrama – Comunicação em Saúde, a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) lançou o livro digital A Literacia em Saúde e os Jovens.
O e-book pretende contribuir para a promoção de estratégias que visem um aumento na literacia em saúde dos jovens portugueses, bem como promover a reflexão sobre os desafios no acesso, compreensão e uso dos recursos de saúde.
Em nota enviada às redações, Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, esclarece que este “e-book reúne um conjunto vasto de especialistas que debateram várias alternativas, intervenções e reflexões direcionadas aos jovens. É útil para o segmento a quem se dirige, os jovens, como material académico de partilha nas Universidades, mas também para os pais, para outros educadores, para os que legislam”.
O e-book, com coordenação da especialista Cristina Vaz de Almeida, é fruto da reflexão promovida pelo webinar “Os Jovens e a Literacia em Saúde: Que Desafios?”, que decorreu a 16 de maio do ano corrente, por ocasião da European Public Health Week 2022 (Semana Europeia da Saúde Pública).
A Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde alerta para a importância de um reconhecimento de perfis prévio à delineação de estratégias: “A saúde dos jovens é uma saúde que deve ter em conta o perfil destas gerações Millenial, Gen Z e Alpha para enquadrar os jovens dos 12 aos 25 anos. São gerações que nasceram dentro do mundo plenamente digital, navegam muito facilmente, acedem facilmente, mas têm questões e problemas relacionados com a seleção, triagem, reconhecimento de fontes credíveis. Esta realidade é trazida à colação neste e-book, agora lançado. Devemos reconhecer os perfis destes públicos para depois avançarmos para estratégias e políticas, e, por isso, a literacia em saúde é fundamental”.
A materialização do e-book resulta da chancela digital da Ponteditora e do design do Miligrama – Comunicação em Saúde, que colaboraram com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde nesta iniciativa. A este respeito, a responsável afirma que o “trabalho em parceria resulta sempre melhor. Em boa hora associamo-nos à Miligrama – Comunicação em Saúde para este projeto e a especialistas em literacia em saúde e interessados na temática. Concentramos, assim, neste e-book, muitas pistas válidas e sólidas que nos apresentam esta geração de pessoas mais novas e a sua relação com a saúde”.
Por sua vez, Eduardo Leite, presidente da Ponteditora, refere que a sinergia estabelecida pretende fomentar o conhecimento em Literacia em Saúde no contexto nacional: “A Ponteditora tem por missão a produção e difusão de investigação técnica e científica em língua portuguesa. Para o efeito, edita em formato de revistas, jornais, livros, entre outras publicações impressas e em linha. É neste âmbito que surge a parceria entre a SPLS e a Ponteditora, no sentido de divulgar conhecimento numa área de significativa importância para a sociedade como é a literacia em saúde”.
A Literacia em Saúde e os Jovens conta, ainda, com o contributo de profissionais de saúde e investigadores portugueses, nomeadamente Patrícia Martins, enfermeira e vice-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Diogo Franco Santos, médico de Medicina Geral e Familiar do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central e sócio da SPLS, ambos especialistas em Literacia em Saúde, e Paula Taborda, enfermeira do USCP de Alcochete.
O livro digital encontra-se disponível para consulta no site da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e da Ponteditora.