1º Congresso Internacional de Bioética debate a gestação de substituição

1º Congresso Internacional de Bioética debate a gestação de substituição

O 1º Congresso Internacional de Bioética, que se realiza nos próximos dias 15 a 17 de setembro, em formato online, irá debater a gestação de substituição, reunindo para isso, vinte e cinco palestrantes convidados e mais de meia centena de investigadores nacionais e internacionais.

O Congresso que tem como tema principal a análise da gestação de substituição, numa perspetiva multidisciplinar, decorrerá de forma virtual, sendo transmitido a partir da cidade do Funchal. A iniciativa científica tem por objetivo debater a  área em estudo, reunindo para isso, “grandes especialistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento científico”. De destacar que os resumos e artigos aprovados decorrentes do Congresso serão publicados na Revista Portuguesa de Bioética.  A Dra. Cândida Carvalho é a coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira.

Congresso reúne docentes do  ISAL 

Este Congresso conta com a parceria do Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL, que surge na sequência do protocolo de cooperação celebrado com o Pólo da Madeira do Centro de Estudos de Bioética – que será inaugurado amanhã no Museu da Eletricidade, , Funchal – prevendo-se a participação de vários docentes do ISAL neste congresso, como moderadores e palestrantes.

Sancha de Campanella, Vice Diretora Geral do ISAL é uma das palestrantes convidadas, já confirmadas, que irá apresentar uma comunicação intitulada “A Gestão de Substituição e Direitos Humanos”. Também a Prof. Dra. Andreia Carvalho, o Prof. Dr. Diogo Goes e a Prof. Dra. Leonilde Olim, docentes assistentes do ISAL, participam no congresso, como moderadores de alguns dos painéis de debate. 

Sancha de Campanella, destaca que “esta é uma clara aposta do ISAL, na diversificação das áreas de estudo e intervenção, demonstrativa da importância das prioridades assumidas por esta instituição de ensino superior em atuar na comunidade onde se insere, procurando fomentar a investigação científica”. 

Programa recheado

Dia 15 de setembro

Na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro, pelas 9h00, terá início o Congresso, cujo primeiro painel será dedicado ao tema “Questões éticas: o início da vida humana e a gestação de substituição”, moderado pela Professora Doutora Maria Merícia de Gouveia Rodrigues Bettencourt Jesus. Neste painel serão palestrantes os Professores Doutores Michel Renaud e Filipe Almeida.

O segundo painel dedicado à “A Gestação de Substituição na perspetiva da Medicina, da Saúde Mental e da Filosofia”, terá a moderação da Professora Doutora Tânia Marlene Gonçalves Lourenço. Serão palestrantes a  Dra. Cláudia Freitas, Dra. Helena Leal, a Professora Doutora Isabel Fragoeiro e o Professor Doutor Carlos Gomes.

De seguida será realizada uma mesa redonda, em torno da posição do Conselho Nacional de Ética para as Ciência da Vida (CNECV), com a participação das Professoras Doutoras Ana Sofia Carvalho,  Margarida Silvestre e Rita Lobo Xavier e dos Professores Doutores André Dias Pereira e Miguel Oliveira da Silva.

Na parte da tarde, o programa inicia-se com o terceiro painel dedicado à “Gestação de Substituição na perspetiva Jurídica”, cuja moderação estará a cargo do Professor Doutor João Proença Xavier. Integram este painel, a Dra. Cândida Carvalho, a Dra. Paula Margarido, o Professor Doutor João Loureiro, a Dra. Carla Rodrigues

Dia 16 de setembro

O segundo dia do congresso abre com o quarto painel intitulado “Gestação de Substituição: Religião, Felicidade e Direitos Humanos”, que terá a moderação do Prof. Dr. Diogo Goes (ISAL). Serão proferidas as seguintes alocações, dedicadas ao início da vida: na perspetiva hindu – Dra. Himali Bachu; na perspetiva budista – Dr. Fernando Rodrigues; na perspetiva islâmica – Sheikh David Munir; na perspetiva católica – Professor Doutor António Jácomo; na perspetiva das Testemunhas de Jeová – orador a definir; A felicidade na constituição da família – Professor Doutor Jorge Humberto Dias; A gestação de substituição: Direitos humanos – Dra. Sancha Campanella (ISAL). Concluindo-se o painel com um debate.

O quinto painel será moderado pela Prof. Dra. Cândida Carvalho e terá o debate sob o tema da “Gestação de Substituição pelo Mundo” com as seguintes comunicações: ¿Alquiler o sustitución del embarazo? Sobre la importancia de un abordaje ético de la

realidad argentina – Professora Doutora Mariana Cristina; A gestação de substituição: Brasil – Professora Doutora Vilma Carli; A gestação de substituição: Espanha – Professor Doutor João Proença Xavier; A gestação de substituição: Itália – Professora Doutora Vitulia Ivone; A gestação de substituição: Perú – Professora Doutora Paula Siverino Bavio. O segundo dia do programa encerra com um debate.

Dia 17 de setembro

Na próxima sexta-feira, último dia do Congresso, decorrerão as apresentações das comunicações orais e posters científicos em várias sessões com a moderação dA Prof. Dra. Andreia Carvalho, do Prof. Doutor Sérgio Teixeira e da Prof. Dra. Leonilde Olim, docentes do ISAL.  O encerramento do Congresso contará com as intervenções do Professor Doutor Carlos Gomes, Presidente do Centro de Estudos de Bioética e da Dra. Cândida Carvalho (Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Polo Madeira.

Consulte mais informações em: https://icib.pt/

Descarregar artigo em PDF:

Print Friendly, PDF & Email

TAGS

Deixe o seu comentário

LOGIN

REGISTAR