EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Colunistas d’A Pátria debatem “Contrato(s) de Trabalho” no setor do Turismo

Colunistas d’A Pátria debatem “Contrato(s) de Trabalho” no setor do Turismo

No próximo dia 18 de novembro, sexta-feira, pelas 19h00, o ISAL – Instituto Superior de Administração e Línguas – Madeira realiza uma aula aberta intitulada “Contrato(s): Trabalho”. A iniciativa é organizada pelo Departamentos de Direito e pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais, do ISAL, instituição de ensino superior politécnico, que ministra cursos nas áreas do Turismo e da Gestão. A entrada é livre. 

A aula aberta terá como palestrantes os colunistas d’A Pátria e docentes do ISAL, Eduardo Alves (Diretor de Departamento de Direito), Luz Silva (Diretora de Curso de Turismo e Presidente do Conselho Pedagógico) e Diogo Goes (Diretor de Departamento de Ciências Humanas e Sociais). A moderação estará a cargo da Vice Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella. Todos os palestrantes são, desde há vários anos, colunistas deste jornal, editado pela Ponte Editora, com quem o ISAL mantém protocolo de colaboração.

De acordo com a informação veiculada à imprensa pela instituição de ensino superior, sobre o teor das intervenções dos palestrantes, destacam-se três principais vetores com relação ao Trabalho: o Direito, a História e o Turismo, que estarão em discussão.

Eduardo Alves, irá abordar o enquadramento macro do Direito Civil explicando a “posição” dos contratos, enquanto negócio jurídico e as caraterísticas das relações jurídicas subjacentes aos sujeitos que os integram, dando destaque aos Contratos de Trabalho.

Luz Silva irá abordar a importância da inserção dos estudantes de Turismo no mercado de trabalho, aludindo para as especificidades da realidade laboral e contratual no setor.

Diogo Goes irá abordar o enquadramento do sistema jurídico português numa perspetiva historiográfica, estabelecendo relações com o Direito Romano e com as transformações culturais, procurando conferir uma visão sobre a evolução das relações laborais, também numa perspetiva sociológica.

Sancha de Campanella, Vice Diretora Geral do ISAL, que introduz o evento, além de moderar o debate e apresentar os oradores, irá posicionar uma intervenção, aludindo para a importância da interdisciplinaridade do conhecimento e da aquisição de novas competências por parte dos discentes. 

Esta iniciativa tem por principal objetivo sensibilizar os estudantes de Turismo sem o prévio contato com unidades curriculares de Direito, sobre os principais conceitos jurídicos subjacentes às relações contratuais, capacitando-os para o acompanhamento da ação e respetiva inserção no mercado laboral.

Sancha de Campanella destaca que, “é um dos principais objetivos do ensino superior politécnico é ligar a academia à realidade laboral, por isso, promover uma “cultura de mérito” só é possível, incentivando para a investigação e para a inovação”“O Trabalho de hoje requer uma interdisciplinaridade do conhecimento e o desenvolvimento de novas competências diferenciadoras”, acrescenta. 

Sobre os palestrantes:

Sancha de Campanella, Vice-Diretora Geral do ISAL. Advogada e Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados. Coordenadora da Comissão Especializada de Família e Menores da AIJALP. Doutoranda em Ciências Económicas e Empresariais. Master Direção Comercial e Marketing. Pós-Graduação de Mediadores de Conflitos Familiares. Licenciada em Direito. Professora no Ensino Superior, Investigadora, Diretora do Curso Superior de Gestão de Empresas. Coordenadora Pedagógica de várias Pós-Graduações. Mediadora de conflitos. Oradora de inúmeras conferências e autora de inúmeros trabalhos de investigação científica, nas áreas do Direito, da Gestão e do Turismo, entre outras.

Eduardo Alves, Professor Adjunto Convidado e Diretor de Departamento de Direito no ISAL. É Investigador Integrado no Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira. Doutor em Direito da Educação/Ciências Trabalho, com Especialização em modelos jurídicos de escolas. É Pós-Graduado em Estudos Europeus e Licenciado em Direito.Quadro Superior do Governo Regional da Madeira desde 1991, desempenhou as funções de Coordenador do Gabinete de Apoio ao Pessoal Docente (1996/97), Diretor de Serviços de Pessoal Docente da Secretaria Regional de Educação (1997/2000) e, posteriormente, Chefe de Gabinete do Secretário Regional de Educação e Cultura (2000/2011), entre outras funções.

Luz Silva, Professora Adjunta no ISAL é atualmente Diretora de Curso de Turismo e Presidente do Conselho Pedagógico do ISAL. Título de Especialista em Turismo. É Licenciada em Organização e Gestão de Empresas Turísticas e possui Master em Direção Comercial e Marketing. Docente na área de Turismo do ISAL desde 1993. É Guia Intérprete Oficial desde 1989. Responsável por unidades de alojamento na área do Turismo em Espaço Rural e Alojamento Local desde 2000. Oradora de várias conferências e seminários.

Diogo Goes, Diretor de Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Investigador e Docente Assistente no Ensino Superior Politécnico com vínculo integral no ISAL, leciona as unidades curriculares de História da Arte em Portugal, Património Cultural e Turismo e Gestão e Organização de Eventos, na Licenciatura em Turismo. Integra o corpo docente das Pós-Graduações em Gestão Estratégica de Eventos e “Tour Guiding”. Membro Investigador do Centro de Investigação Científica do ISAL e do Núcleo de Empreendedorismo do ISAL. Co-coordenador do grupo editorial Ponte Editora e Editor-Chefe do Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa. É Licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Possui Formação Avançada em Metodologias de Investigação, Gestão e Financiamento de Organizações e Projetos Culturais e Aptidão Pedagógica, entre outras. Curador e Diretor de Eventos. Membro do Conselho Editorial do Global Journal of Cultural Studies – Life Science Global (Canadá) e dos comités científicos da European Conference on Management, Leadership and Governance 2022,  e da International Conference on Management, Tourism an Technologies 2023 (Colômbia).  

Fonte: ISAL

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

TAGS

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]