A Ponteditora publicou na passada sexta-feira, dia 22 de janeiro um novo número do Jornal de Investigação Médica – JIM. Este jornal de investigação científica publica quatro artigos de extensa investigação e um editorial intitulado “Transdisciplinaridade na Saúde: Quando a teoria entrará em prática?” da autoria de Diego Viana Gomes (editor-chefe) e de Cristina Vaz de Almeida (editora-adjunta) do JIM.
No texto editorial os autores introduzem, a partir de Ciesielski et al. (2017) e de Ferrioti et al. (2009), a transdisciplinaridade como método e estratégia aplicada nos vários domínios do conhecimento em Saúde possibilitando ao leitor uma análise crítica sobre as políticas públicas em Saúde e sobre a literacia em Saúde entre outras.
Os editores destacam que, “apesar da tendência transdisciplinar em saúde, ainda falta uma verdadeira transferência do conhecimento para a aplicação prática em muitas organizações”. E, que é “permanente vontade” do corpo editorial “apresentar autores que mostrem os seus trabalhos e que a comunidade científica seja mais valorizada na pesquisa de soluções para uma melhor saúde do indivíduo, dos grupos, da comunidade e da sociedade em geral”, acrescentam.
Diego Viana Gomes, docente do ensino superior, é Pós-Doutor pelo Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Ciências e Mestre em Educação Física pela mesma universidade. É ainda Especialista em Treinamento Desportivo, entre outras formações e atividades.
Cristina Vaz de Almeida é Doutora em Comunicação – Literacia em Saúde, com a tese «O contributo das competências de comunicação dos médicos e enfermeiros para a literacia em saúde: O modelo ACP – Assertividade (A), Clareza (C) e Positividade (P) na relação terapêutica» (ISCSP – Lisboa). É Mestre em «Novas Tecnologias Aplicadas à Educação – com especialização em comunicação em e-learning», pela Universidade Autónoma de Barcelona e Universidade Carlos III, Madrid (2007). É Pós-Graduada em Marketing pelo Instituto Superior de Gestão (1996), em Psicologia Positiva pelo ISCSP (2016) e em Direito do Ambiente, pela Universidade Católica Portuguesa (1991). A editora-adjunta do JIM é Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1990). Docente, Cristina Vaz de Almeida é diretora da Pós-Graduação em Literacia em Saúde no Instituto Universitário de Psicologia Aplicada (ISPA). É formadora Sénior do ISPA; da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
Integram o conselho científico da revista, mais de duas dezenas de investigadores das mais importantes universidades e centros de investigação da lusofonia, refere a Ponte Editora.
No JIM é possível ler os seguintes artigos de investigação científica:
- “Avaliar materiais de comunicação em saúde melhora literacia em saúde: Tradução e adaptação transcultural do instrumento PEMAT para Portugal”, da autoria da investigadora Marisa Bermudez Brito, da Unidade de Saúde Familiar Fonte Luminosa, em Lisboa.
- “Autoestima entre adultos tende a melhorar com o aumento da confiança e da assertividade”, da autoria de Cristina Vaz de Almeida – PhD em Ciências da Comunicação – e Bruno Reis – psicopedagogo, docente do ISCIA.
- “Rabdomiólise em militares: uma missão de reconhecimento para prevenção”, da autoria dos investigadores Andreia Carneiro da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Thiago Teixeira Guimarães (Grupo de Pesquisa Excesso de Exercício –GPEEx), Janaína Macedo da Silva (Universidade de São Paulo – USP), Diego Viana Gomes (UFRJ), Clarissa Ferolla Mendonça (Van Andel Institute), João Bosco Pesquero (USP), Giuseppe Palmisano (USP), Josino Costa Moreira (Fundação Oswaldo Cruz), Marcos Dias Pereira (UFRJ).
- “Efeito agudo dos exercícios resistidos e exercícios aeróbicos sobre a pressão arterial de homens hipertensos leves”, da autoria dos investigadores da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eder Vanderson Marques Vargas, Fábio Candido Cahué, Verônica Salermo Pinto e Diego Viana Gomes.
Pode consultar a publicação através do seguinte link: https://revistas.ponteditora.org/index.php/jim/article/view/331/217
Referências:
Ciesielski TH, Aldrich MC, Marsit CJ, Hiatt RA, Williams SM. Transdisciplinary approaches enhance the production of translational knowledge. Transl Res. 2017 Apr; 182:123-134. doi: 10.1016/j.trsl.2016.11.002.
Feriotti, Maria de Lourdes (2009). EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, TRANSDISCIPLINARIDADE E SAÚDE: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO. Vínculo – Revista do NESME, 6(2),179 193. ISSN: 1806-2490.