EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Editorial: Passagem de Testemunho

Editorial: Passagem de Testemunho

Caros (as) leitores (as)

Inicia-se um novo ano e, com ele, um novo ciclo para o jornal A Pátria, publicado pela Ponte Edidora. Desde a sua fundação, A Pátria publicou mais de 1700 artigos e notícias das mais diversas áreas temáticas, tais como a cultura, a comunicação, a literatura, a economia, a saúde, a história, a educação, a ciência, a política, o turismo e o direito, entre outros assuntos de atual relevância para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Com uma periodicidade semanal, este orgão de comunicação social e de divulgação científica alcançou em 2022, mais de um milhão e meio de visualizações nos artigos publicados no conjunto das várias redes sociais, chegando a cerca de 32 mil utilizadores no total dos meses do ano. Brasil, Angola, Timor-Leste, Moçambique, Guiné-Bissau, França, Indonésia, Cabo Verde, Reino Unido e Portugal foram alguns dos países que registaram o maior número de utilizadores/leitores.

De referir alguns dos assuntos em destaque neste último ano e que colheram o interesse do público: o bicentenário da independência do Brasil, as eleições em Angola e no Brasil, o centenário do nascimento de José Saramago, a igualdade de género e os direitos das mulheres, a pobreza e a exclusão social, a educação e a ciência, a literacia em saúde, os caminhos de Santiago, entre outros.

Destaque merece ser também dado às iniciativas na qual A Pátria e a Ponte Editora foram parceiros, os Congressos Ibero-Americanos e Luso-Brasileiro de Compliance, a THINK+2022 International Conference e a 2ª Conferência Internacional de Saúde e Inclusão – Madeira 2022, organizados pelo Instituto Ibero-Americano de Compliance (Brasil), Instituto Superior de Administração e Línguas (Portugal) e Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi (Portugal), respetivamente.

Sob o lema de Fernando Pessoa: “A minha pátria é a língua portuguesa”, A Pátria tem difundido a opinião da comunidade científica de língua portuguesa espalhada pelo mundo, contribuindo, assim, para o reconhecimento internacional do português enquanto língua científica.  

Nesse sentido, acreditamos que, gradualmente, A Pátria tem vindo a consolidar-se enquanto espaço de partilha de conhecimentos e troca de opiniões em língua portuguesa. Reconhecemos que tal consolidação só é possível graças ao esforço e contributo dos nossos colunistas, a quem muito agradecemos.  

O conselho editorial congratula-se pela excelência do trabalho desenvolvido pelos Editores-Chefes José Cristian Góes (2018-2020) e Diogo José Costa Goes (2021-2023) e pela Editora-Adjunta Andreia Carvalho, que agora assume a chefia deste jornal.

O conselho editorial reitera o agradecimento à direção e coordenação-geral da Ponte Editora, nas pessoas de Eduardo Leite e Luís Sardinha, respetivamente, pela confiança depositada, ao longo deste biénio, nesta equipa editorial, nos seus investigadores e colunistas.

Em 2023, continuaremos a trabalhar para estabelecer e fortalecer pontes com uma rede transnacional de investigadores da CPLP, esperando maximizar impactos, mais colunistas e mais leitores.

A todos(as) os(as) nossos(as) leitores(as), colunistas e demais membros da equipa A Pátria, endereçamos os nossos votos de um feliz Novo Ciclo.

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]