Você sabe o que é um Programa de Compliance e a importância para a sua empresa?

Você sabe o que é um Programa de Compliance e a importância para a sua empresa?

Compliance deriva do inglês comply, que significa “estar de acordo com uma regra”. Esta derivação faz com que compreendamos o sentido do próprio Programa de Compliance e a sua importância para uma empresa.

 

Um Programa de Compliance ajuda as empresas a estar em conformidade com as normas, nacionais e internacionais, não se olvidando das normas internas, inclusive.

 

Desta forma, o Programa de Compliance precisa ser conhecido por todos os envolvidos na empresa, desde o presidente, incluindo até os fornecedores e parceiros. Desta forma, garante-se que todos conhecem o Programa e haverá maior possibilidade de seu cumprimento à risca.

 

O Programa de Compliance é multidisciplinar, abarcando diversas áreas: jurídica, administrativa, ambiental, laboral, financeira e contábil, segurança do trabalho, operacional, ética, cultura corporativa, sustentabilidade, entre outras.

 

Estando a empresa assim acobertada, há uma diminuição drástica dos riscos de conflitos, pois visa corrigir e prevenir desvios que possam gerar demandas judiciais. Desta forma, via de regra, o Programa de Compliance é desenvolvido pela área jurídica da empresa.

 

Já há várias empresas que só contratam ou fazem negócio com outras empresas que possuem um Programa de Compliance sólido. De qualquer forma, mesmo as empresas que não possuem relações com outras empresas, mas somente e apenas com o consumidor final, ainda assim ter um Programa de Compliance traz uma boa reputação ao nome de sua empresa.

 

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Deixe o seu comentário

LOGIN

REGISTAR