
Nessa semana continuamos a analisar, com base nos rastros das notícias deixados em 20
anos nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, o que levou o Brasil a não querer se reconhecer
como membro da comunidade lusófona.  Agora,  avançamos de modo mais incisivo para
denunciar que não foi apenas o não reconhecer, mas a instituição de uma invisibilização que
vai  da  ausência  até  a  rejeição  e  criminalização  da  ideia  de  que  o  Brasil  é  parte  da
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

No primeiro ano do Governo Lula (2003), a Folha e O Globo buscaram enquadrar o então
presidente como uma espécie de agente dos grandes empresários brasileiros. Ele seria uma
espécie de intermediário de luxo das empresas privadas que tinham negócios com os países
lusófonos,  especialmente na África.  Apesar do presidente fazer  discursos sobre “dividas
histórias”  em razão  da  escravidão  negra,  de  justificar  sua  presença  em África  por  móvitos
identitários, os dois jornais buscaram impor, logo de início, uma de agenda econômica que
ocultava, silenciava, deixava invisíveis as raízes, os traços histórico-identitários entre Brasil e
os países de língua portuguesa, como mais ênfases, os africanos.

As ações da política externa do Governo Lula para África (abertura de embaixadas em vários
países, implantação da disciplina nas escolas brasileiras sobre a África, assinatura de vários
convênios  de  educação,  saúde,  agricultura,  etc.)  sempre  tinham  uma  base  de  justificativa
nas relações históricas e identitárias. O presidente da República, em seus discursos, buscava
associar essas ações a uma dívida histórica. Diante desse cenário, que poderia gerar uma
ideia de pertença a uma comunidade e implicar em mobilidades indesejadas para a elite
nacional brasileira, além do próprio debate interditado sobre a escravidão no Brasil, a Folha e
O Globo passam a agir com mais força para ampliar a invisibilização da CPLP. Um ano depois
da posse de Lula, as poucas notícias neles sobre a comunidade lusófona tomaram o rumo da
criminalização da aproximação do Brasil  com os países lusófonos, de modo especial,  os
africanos e o Timor-Leste.

Um dos primeiros exemplos está na edição de 28 de julho de 2004, onde O Globo publicou a
ida de Lula para uma Conferência da CPLP em São Tomé e Príncipe. O título e a única foto
usada dessa notícia destacam a “boa” relação entre Lula e Bongo, presidente do Gabão e
chamado de ditador. De fato, Lula esteve de passagem no Gabão, mas o centro da notícia
era a conferência da CPLP. O jornal evidencia no título da notícia que o carro usado por Lula
foi um Rolls-Royce prateado, que não se vê, cujo proprietário seria o ditador. O carro é
apontado como contradição em um país com povo miserável e um ditador rico e corrupto.



Apesar de O Globo comemorar o fato de que empresários que acompanhavam Lula ter
fechado “bons negócios” no Gabão, a notícia do presidente com o ditador africano é uma
experiência que repele qualquer apoio no Brasil. As rejeições e repulsas identitárias, em
razão do passado e da possível  projeção em razão das dívidas históricas não saldadas,
passam a ter maior força no regime do visível proposto pelos jornais.

Em praticamente todas as reportagens, com repórteres que acompanhavam as viagens de
Lula pela África, uma informação se repete: o uso de repelente pela grande comitiva no avião
presidencial, onde estavam ministros, deputados, empresários e jornalistas brasileiros. Os
jornais revelam o medo da doença e do mosquito, do pavor da sujeira em África, uma
questão que lembra o Brasil Colônia e a chegada dos europeus nos trópicos, em um misto de
curiosidade e pânico diante das doenças atribuídas aos negros e índios. Nas cartas do século
XVIII  eram comuns expressões como “canibalismo”, “bárbara antropofagia”,  “infectados”
para se referir ao índio e ao negro, sujos e doentes. Nessas notícias em 2004, informa-se que
Lula  não  usou  o  repelente  e  justificou  que  “pernambucano  como  eu  não  precisa  disso.  Na
hora em que o mosquito morde é ele quem morre” (Folha, 27/07/2004, Brasil, p. 4).

O repelente aqui também funciona como metáfora. Os jornais buscam construir as condições
para que disparemos ações para rechaçar, proteger, imunizar-se da relação com o Outro, que
é perigoso por ser doente, sujo. Todavia, o presidente Lula parece não precisar disso, do
repelente  porque,  ao  menos  retoricamente,  ele  se  sentia  vinculado  de  modo histórico-
identitário com África, acostumado com os mosquitos, o que para os jornais é inaceitável.

No segundo Governo Lula, as viagens do presidente até a África diminuíram, mas as poucas
eram cobertas  pelos  dois  jornais,  que  mantinham a  linha  narrativa  com as  seguintes
palavras-chave:  pobreza,  doença,  prejuízo ao Brasil,  líder  dos países pobres,  corrupção,
tráfico de drogas, crimes e apoio a ditaduras. Em 2010, a Folha mostra isso nas edições de 5
e 6 de julho. O jornal trouxe notícias sobre a CPLP em que a discussão era a entrada da Guiné
Equatorial como um país-membro da entidade. A Folha (05/07/2010) diz que Lula passou o
dia com o ditador Mbasogo, presidente da Guiné Equatorial, um encontro para “negociar” a
entrada dele na CPLP e firmar acordos comerciais. Além de equiparar o ingresso à CPLP a um
“negócio”, o jornal vincula, de forma política e definitiva, o presidente e o ditador.

Lula foi recebido “por dezenas de pessoas com bandeirinhas do Brasil e da Guiné Equatorial e
camisetas com estampas de ambos os presidentes, lado a lado” (Folha, 05/07/2010, p. 9). O



jornal  afirma que  o  povo  da  Guiné  Equatorial  vive  na  miséria  e  seu  presidente  é  ditador  e
acusado de matar opositores, além de ser “um dos mandatários mais ricos do mundo”.
Contraditoriamente,  esse  mesmo  jornal  diz  que  aquele  país  tem  imensas  reservas  de
petróleo; que é um dos maiores Produtos Internos Brutos da África, sendo “uma república
com eleições a cada sete anos” (Folha, 05/07/2010, p. 9).

Na edição do dia seguinte, mesmo sem ter falas diretas do presidente Lula, o título da notícia
é uma afirmação atribuída a ele: “Ditador respeita democracia e direitos humanos, diz Lula”
(Folha,  06/07/2010, p. 10). A notícia joga a contradição no colo do presidente brasileiro:
ditadura e o respeito à democracia e aos direitos humanos. Reforçamos que no texto não
existem  falas  diretas  do  presidente  Lula.  No  registro,  a  Folha  amplia  as  “qualificações”  do
presidente da Guiné: “31 anos no poder, acusado de fraudar eleições e violar os direitos
humanos”. Assim como em O Globo, também nas edições da Folha a palavra “ditador” é
presença garantida nos títulos e nos textos.

No dia 06/07/2010, a Folha de S.Paulo traz uma frase atribuída ao ministro Celso Amorim, das
Relações Exteriores do Brasil, e que é usada para tentar retirar o peso da crítica a Lula por
ele ter apoiado o ingresso da Guiné Equatorial  na CPLP: “negócios são negócios”.  Essa
justificativa de via econômica é exatamente o título da notícia em 6 de julho de 2010 de O
Globo. Esse jornal até acolhe a lógica econômica da aproximação do Brasil com a Guiné
Equatorial,  mas  não  dá  trégua  ao  presidente  brasileiro  ao  iluminar  aspectos  do
acontecimento para reforçar as relações entre Lula e o ditador. Por exemplo, há o culto à
personalidade,  externada  na  fotografia  utilizada  na  notícia,  e  que  reforça  o  vínculo  do
presidente Lula (sorrindo) com o ditador do país africano. Para confirmar esse imaginário de
vínculo, a legenda da foto é categórica: “Lula segura um quadro com sua foto, ao lado do
presidente da Guiné Equatorial, considerado um dos políticos mais corruptos do mundo” (O
Globo, 06/07/2010, p. 10).

Esse  registro  não  veio  isolado  na  edição  de  06  de  julho  de  2010.  Naquele  dia,  O
Globo publicou um editorial em que critica o ingresso da Guiné Equatorial na CPLP, mas uma
crítica que era apenas o pano de fundo para condenar Lula por ter se aproximado dos países
da África, e da CPLP. O editorial, que é o lugar da voz oficial das Organizações Globo, dona do
jornal, é a síntese sobre o julgamento das “más companhias” do presidente brasileiro. O
título  do editorial  é:  “Más companhias”.  Esse texto denuncia que existem ideólogos no
Itamaraty (Ministério de Relações Exteriores do Brasil) que têm dado as cartas na diplomacia



brasileira, o que “afasta o Brasil de sua tradição de equilíbrio na política externa”. Essa
“tradição de equilíbrio” que o jornal convoca se vincula aos países ricos. A aproximação com
as nações negras e pobres da África afastaria, assim, o Brasil dessa “tradição de equilíbrio”,
não acertando os passos com a globalização do capital,  mas atrelando-o a um passado
crioulo que deveria, no entender dos jornais, a ser apagado.

Ao que parece,  o  problema não é  a  ditadura e  a  corrupção em si,  pois  elas  não são
lembradas quando o Brasil se aproxima de outros países marcados por essas condições. Nem
O Globo nem a Folha, por exemplo, manifestaram-se contra a ditadura da Indonésia que
invadiu e manteve um regime de terror no Timor-Leste por 27 anos. Vale reforçar que o
Brasil  mantinha  acordos  comerciais  com  a  Indonésia  e,  talvez  isso,  justificasse  o
silenciamento dos jornais. As “más companhias” somente são e serão as africanas, revelando
uma seleção jornalística inconfessadamente histórica, identitária, racista e classista. Lembra-
nos Schwarcz (2012) que, no início do Brasil  República, famílias consideradas um pouco
remediadas,  mesmo  sendo  mestiças  e  morando  em áreas  afastadas  das  cidades,  nas
periferias, tinham pavor em ser confundidas como negras, exatamente porque essas últimas
eram “más companhias”.

Também analisa Bento (2002, p. 27) que, “mesmo em situação de pobreza, o branco tem o
privilégio simbólico da brancura, o que não é pouca coisa” (Bento, 2002, 27). A aproximação
de  Lula  com  as  nações  africanas  faz  O  Globo  afirmar  que  o  Brasil  precisaria  apagar  a
“ideologia terceiro-mundista da década de 60” (O Globo, 06/07/2010). A democracia e os
direitos humanos também não foram levados em conta quando os jornais saudaram Lula
como agente dos grandes empresários brasileiros, um intermediário de “bons negócios” com
essas mesmas nações africanas, agora condenadas como ditaduras. Em dado momento, o
próprio presidente Lula e seu governo reforçam a posição de que “negócios são negócios”,
confirmando os valores cultivados nesses jornais  da Casa Grande.  Na prática,  a defesa dos
direitos humanos em O Globo, na Folha de S.Paulo e em outros grandes meios de expressão
jornalística no Brasil não passa de uma fumaça retórica que encobre as ações desses atores
políticos e dos seus interesses privados, promovendo uma farsa democrática.

Outro  aspecto  importante  é  o  das  fotografias.  Nos  dois  jornais,  boa  parte  das  fotos  do
presidente Lula utilizada para ilustrar as notícias revelava a presença negra, seja do povo,
dos dirigentes políticos, de “ditadores”, de militares. Essa associação negra não aconteceu
com o presidente FHC. Se a única foto de Fernando Henrique nas notícias da CPLP com



personagens negros foi para reforçar a condição do primo branco e rico do brasileiro, com
Lula,  as  fotos  com  africanos  buscam  criminalizar  todas  as  figuras  do  quadro  visível,
associando-as a um presidente como um deles, à voz deles. Mesmo se vista em destaque, a
imagem do presidente Lula mistura-se com as personagens negras, o que pode indicar uma
proposta de uma não separação entre o chefe do Executivo do Brasil e os Outros africanos,
que todos devemos rejeitar e combater.

Apesar de Lula ser tratado,  pontual  e inicialmente,  como um agente para favorecer os
“negócios”  privados  de  empresas  brasileiras  nos  países  africanos,  essa  condição  de
intermediário foi  esporádica e tinha limitações identitárias.  A ação mais permanente do
Governo Lula com a África, muitas vezes revelando a “dívida histórica”, foi decisiva para que
os jornais condenassem nossas “más companhias”. E uma marca visível dessa relação é que
nas  notícias  sobre  Lula  e  a  CPLP,  as  retrancas  utilizadas  pelos  jornais  para  identificar  suas
temáticas foram “Terceiro Mundo” e “África”. No Governo FHC, relembremos, as notícias
tinham como marcas de “Diplomacia”, “Portugal”, “Governo”.

A  criminalização  da  comunidade  lusófona  no  Brasil  não  se  restringe  a  participação  e
aproximação direta do então presidente Lula com a CPLP, e de modo especial com os países
africanos. Há significativos rastros do não reconhecimento à criminalização que atravessam
as notícias sobre conflitos, os acordos internacionais e até os registros de cultura. A ideia de
mobilidade nessa comunidade é, sem dúvida alguma, o maior dispositivo para que os jornais
brasileiros produzam uma campanha de rejeição e criminalização da ideia de lusofonia no
Brasil. Isso veremos no próximo texto.

Referências

Bento, M. A. S. (2002). Branqueamento e branquitude no Brasil. In: Carone, I.; Bento, M. A. S.
(Orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil.
Petrópolis/RJ: Vozes, p. 25-28.
Schwarcz, L. (2012). Marcas do período; População e sociedade. In: Schwarcz, L. (coord.). A
abertura para o mundo 1889-1930. Vol. 3. Rio de Janeiro: Objetiva, p. 19-83.


