
O que as notícias no Brasil sobre os conflitos dentro das nações que compõem a Comunidade
dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) revelam sobre a visão brasileira dessa mesma
comunidade? Para responder essa e outras perguntas investigamos os poucos registros em
todos 20 primeiros anos da CPLP nos jornais O Globo e a Folha de S.Paulo, o que resultou em
uma tese de doutorado defendida e aprovada em dezembro de 2017 na UFMG.

Em duas décadas da CPLP ocorreram conflitos armados nos países dessa comunidade, a
exemplo de golpes de Estado na Guiné-Bissau e em São Tomé de Príncipe, e na luta do
Timor-Leste pela libertação do domínio da Indonésia. Há ainda registros de sequestro do
primeiro-ministro da Guiné-Bissau e do assassinato de Nino Vieira, então presidente daquele
país.

No Brasil, também no período de nossa investigação (1996-2016), houve um golpe em
agosto de 2016 que derrubou a presidenta Dilma Rousseff. Essa ação, no entanto,
diferenciou-se dos demais países da CPLP em razão de o golpe ter sido fruto de um grande
acordo jurídico-parlamentar, sem a utilização ostensiva, nas ruas, das forças armadas. Sobre
esse acontecimento em 2016 no Brasil, a CPLP não se manifestou, assim, não existe registro
dele em O Globo e nem na Folha de S.Paulo que o relacionasse à comunidade lusófona.

Quanto às notícias sobre os conflitos armados nos demais países da CPLP, esses dois jornais
buscaram revelar uma narrativa detalhada, no sentido de explicar onde fica o país, quem são
os políticos e militares envolvidos, ou seja, há uma espécie de guia para que os leitores
possam identificar o lugar do perigo. Vale destacar que, nessas notícias de conflito na CPLP,
são reforçadas e ampliadas as “qualificações” empregadas nos outros registros sobre África:
países pobres, doenças, corrupção, tráfico de drogas, ditadura. Curiosamente, aqui aparecem
referências tanto ao Brasil quanto a CPLP.

Vejamos alguns exemplos. Em 1980, na Guiné-Bissau, Nino Vieira, aliado a Ansumane Mané,
chefe das forças armadas, toma o poder central em um golpe de Estado. Em 1998, o
presidente Nino Vieira demitiu Ansumane Mané do cargo de chefe das forças armadas,
acusando-o de tráfico de armas e drogas, e de contrabando. A demissão de Mané fez
estourar outro um conflito no país, que foi coberto em O Globo em 17 de junho de 1998, e no
jornal Folha de S.Paulo dois dias depois.

Nos dois jornais o destaque é para o fato de a Guiné-Bissau ser “um dos países mais pobres
do mundo”, de estar envolvido em crimes de “tráfico de armas e drogas, de corrupção”, e de



fazer parte, “junto com o Brasil”, da mesma comunidade dos países de língua portuguesa.
Em outras palavras, o Brasil está em uma comunidade – e nesse momento ela é visível –, em
que um dos seus membros, a Guiné-Bissau, na África, é nomeado pelo jornal como um
“narco-Estado”. O Globo (17/06/1998, p. 30) informa que a marinha portuguesa tinha
retirado 70 brasileiros da Guiné-Bissau, que a embaixada do Brasil estava fechada e o
embaixador brasileiro desaparecido.

Na Folha de S.Paulo (19/06/1998, p. 15), além de se destacar que o Brasil faz parte da
mesma comunidade que a Guiné-Bissau – a CPLP –, também se recorre a um rastro histórico
e identitário para informar que aquele país é uma ex-colônia portuguesa com amplas
relações com a Bahia, no Brasil. “‘Em Salvador me sinto em casa’, diz guineense” (Folha,
19/06/1998, p.15).

Depois de uma longa ausência de notícias sobre os conflitos na Guiné-Bissau e a CPLP na
Folha de S.Paulo e em O Globo, esse país volta ao noticiário dos dois jornais em 03 de março
de 2009, em razão do assassinato do presidente Nino Vieira, que segundo os dois periódicos,
foi atribuído a um grupo de militares que teriam vingado uma tentativa de morte contra o ex-
comandante das Forças Armadas, Ansumane Mané. Com esse assassinato, os jornais
retomaram a mesma narrativa de 1998 e a partir das mesmas palavras-chave: pobreza,
corrupção, tráfico de armas e drogas, e a relação visível com o Brasil por meio da CPLP.

Em 2012, a Guiné-Bissau ganha espaço na Folha, em 14 de abril, ao informar que “o pequeno
país africano lusófono” sofreu outro golpe, com o sequestro do primeiro-ministro Carlos
Gomes. Esse novo conflito ocorreu no período eleitoral e Gomes era um dos candidatos à
presidência da República. Para a Folha, na Guiné-Bissau o “tráfico de cocaína, corrupção e
disputas por poder enfraquecem o país, visto como um ‘narco-Estado’” (Folha, 14/04/2012, p.
20).

Os dois jornais também cobriram um golpe de Estado em São Tomé e Príncipe, no ano de
2003. Tanto em O Globo quanto na Folha as narrativas sobre esse conflito se assemelham. As
palavras-chave que “qualificam” esse país lusófono são as mesmas de outros registros:
pobreza, corrupção, tráfico de droga e a associação com o Brasil em razão da CPLP.
Diferentemente da Guiné-Bissau, em São Tomé os interesses do petróleo entraram nos
argumentos do conflito.

Na edição de 17 de julho de 2003, a Folha destacou que o golpe militar pegou o presidente



santomense Fradique de Menezes fora do país, e que a motivação desse golpe havia sido o
controle das riquezas do petróleo. Também diverso do que ocorreu na Guiné-Bissau, o jornal
diz que “o governo brasileiro condenou e repudiou ‘firmemente’ o golpe e conclamou os
revoltosos a cessar imediatamente o movimento” (Folha, 17/07/2003, p. 12).

O conflito em São Tomé e Príncipe foi noticiado em O Globo de 18 de julho de 2003. O jornal
diz que os países da CPLP pretendiam enviar uma missão para “mediar um acordo com os
militares” (O Globo, 18/07/2003, p. 27), com participação do Brasil. Chama a atenção a
disposição gráfica na página do jornal sobre esse registro. O golpe em São Tomé e Príncipe
parece ser um pequeno box da notícia maior, que é também um golpe, mas no Congo. Ou
seja, podemos falar em um regime de visibilização tão configurado para a África que, mesmo
sendo em países e contextos diferentes, eles são postos no visível como um bloco único.

Um outro conflito que mereceu atenção nos dois jornais nos 20 anos da CPLP foi o da luta
pela independência do Timor-Leste. Esse conflito foi preenchido por alguns fatos importantes:
o Nobel da Paz, em 1996, dividido pelos timorenses Carlos Ximenes Belo e José Ramos-Horta,
líderes da resistência em Timor e que buscaram agendar o conflito; o envolvimento de
comitês pró-independência no Brasil, com o engajamento de intelectuais e artistas; e as
constantes ações do ativista timorense Xanana Gusmão, que esteve preso por 12 anos e
buscava em organizações internacionais, inclusive na CPLP, ajuda à causa do Timor-Leste.

Antes mesmo da criação da CPLP, ativistas timorenses cobravam o envolvimento da
comunidade lusófona em razão do Timor ter sido ex-colônia Portuguesa. Em 1998, em uma
conferência da CPLP, uma comissão do Timor pediu o apoio oficial da entidade, mas não foi
atendida como deveria. A partir daquele ano, a Indonésia aumentou a repressão contra os
timorenses. Em 6 de setembro de 1999, O Globo trouxe reportagem assinada pela Agência
France Press que, curiosamente, culpava a resistência, o movimento pró-independência de
Timor pela violência em Dili, a capital. O jornal cobrava responsabilidade da Indonésia por
não ter tido “força” para controlar a ex-colônia portuguesa, o que gerava “Anarquia no Timor
Leste”, título da notícia.

Depois de intensas lutas e massacres, o Timor-Leste conquista a independência em um
processo que somente vai se consolidar a partir de 2002, ano em que o novo país ingressa
na CPLP. Depois da independência, o Timor praticamente desaparece dos jornais brasileiros.
Na Folha, pequenas notas sobre a dificuldade de consolidação do país e uma reportagem em



março de 2005, quando o Governo Lula decide mandar professores ao país. A outra notícia
na Folha está na edição de 08 de abril de 2007, em Mundo, página 17, sobre a “turbulência”
das eleições presidenciais. Chama a atenção nesses registros a ausência da CPLP, a violência
e as interferências internacionais, especialmente da Austrália.

A Folha e O Globo trazem, a partir da eleição de Ramos-Horta como presidente do Timor-
Leste, o recrudescimento da violência naquele país. Na edição de 12 de fevereiro de 2008, os
dois jornais noticiaram um atentado contra o presidente, uma ação atribuída a ex-militares
ligados à Indonésia. Nas notícias dos dois jornais se vê a indiferença da CPLP, ao tempo em
que o presidente do Timor recebe apoio do exército australiano.

Os registros sobre os conflitos em Timor-Leste revelam a distância entre esse país, o Brasil e
a própria CPLP, apesar do intenso esforço de sensibilização e do pedido de acolhida na
comunidade por suas lideranças políticas. Quando se tratou da CPLP nos jornais, Timor-Leste
esteve no mesmo campo de invisibilização dos países africanos. A Folha e O Globo trataram o
Timor como o Outro que está à distância, e que parece não ameaçar os brasileiros como os
“africanos”, mais próximos do Brasil. Todavia, sobre o Timor, as notícias empregam as
mesmas cargas de miséria, pobreza, ignorância, pintando-o aquele país de negro.

Em resumo, os dois jornais utilizaram-se da existência de conflitos internos envolvendo os
países da CPLP para dar visibilização a essa comunidade e fazer a associação com o Brasil.
Essas ações de seleção e de associação tinham um objetivo que parece nítido: provocar a
imediata rejeição do Brasil a essa comunidade. Com isso, os jornais propõem que não nos
reconheçamos como membros de um grupo de países pobres, cheiros de doenças,
corrupção, tráfico de drogas, ditadura, e agora, com golpes militares, grupos rebeldes, etc.
Tudo isso é parte da construção não apenas para a invisibilização, mas para a rejeição e o
combate da possibilidade de aproximação entre Brasil e CPLP.

Como os dois maiores jornais brasileiros trataram de questões de cultura dessa comunidade
nos 20 anos da CPLP? A cultura implicaria uma narrativa de reconhecimento histórico-
identitário? Isso veremos na próxima semana.


