EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Vem aí o 3º Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”

Vem aí o 3º Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”

Dias 21 e 22 de novembro de 2019 será realizado do 3º Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo/Brasil. O evento vai reunir acadêmicos, pesquisadores, estudantes, professores, escritores e interessados em Língua Portuguesa.

Com o objetivo de aproximar o setor editorial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e apoiar a difusão da Língua Portuguesa no mundo, a Câmara Brasileira do Livro criou a Comissão Para a Promoção de Conteúdo Em Língua Portuguesa (CPCLP).

A CPCLP foca seu trabalho na conscientização, nacional e internacional, sobre a importância da Língua Portuguesa e no incentivo à distribuição de conteúdos em português. Formada por editores, acadêmicos e especialistas no tema, o grupo tem como uma de suas frentes de trabalho o mapeamento e a articulação de instituições que ensinam, difundem e distribuem conteúdo, e que tenham interesse na Língua Portuguesa para a realização de parcerias e projetos culturais.

Assim, o 3º Seminário da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa tem como objetivo fomentar e intensificar a circulação de bens culturais que carregam ou são constituídos pelo idioma, considerando toda a sua diversidade. Procura também suscitar um amplo debate interdisciplinar para a compreensão de aspectos culturais, históricos e linguísticos presentes na educação, na literatura e na comunicação dos povos falantes da língua portuguesa.

Este evento, mais uma realização da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), da Câmara Brasileira do Livro (CBL), conta com o apoio do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, do Instituto Camões, do Consulado Geral de Cabo Verde em São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do CELP – Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (FFLCH/USP).

Além de encontros com escritores, o Seminário contará com mesas de comunicação de pesquisas acadêmicas. Pesquisadores interessados poderão inscrever seus trabalhos, que serão selecionados pelos membros organizadores do evento. Conhecer em língua portuguesa é o tema da presente edição, portanto terão maior destaque as mesas e pesquisas ligadas ao eixo 1) Educação e língua portuguesa; seguidas pelos eixos 2) Literaturas em língua portuguesa; 3) Jornalismo, discurso publicitário e editoração em língua portuguesa; 4) Língua portuguesa e tradução; 5) Políticas de promoção da língua portuguesa no mundo 6) Português como língua de herança. Serão aceitos trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Os certificados de apresentação serão emitidos pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Veja os prazos:
– Período de inscrições: 24 de junho a 16 de agosto

– Link para inscrições: http://www3.mackenzie.br/eventos/index.php?evento=4298

– Divulgação da aceitação dos trabalhos:  23 de setembro, no site da CBL (www.cbl.org.br)

– Mais informações em http://cbl.org.br/imprensa/noticias/iii-seminario-lingua-portuguesa-na-educacao-na-literatura-e-na-comunicacao?fbclid=IwAR1FP9ffywz7Ad9KpMuhlfxKlRzvT5Ns3tlYU1sYajv7T-5AZn78yVYqmYQ

Descarregar artigo em PDF:

Download PDF

Partilhar este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

LOGIN

REGISTAR

[wpuf_profile type="registration" id="5754"]