
Depois de provar, com dados, que a comunidade lusófona esteve invisível no Brasil  nos
primeiros 20 anos da CPLP, passei a investigar sobre o pouco que foi divulgado nessas duas
décadas em O Globo e a Folha de S.Paulo, os dois maiores jornais brasileiros. Fui buscar
quais foram as temáticas, as abordagens, o que se disse sobre essa comunidade no Brasil.
Vasculhar poucas notícias sobre a CPLP pode ajudar a compreender o porquê de tantos
silenciamentos e invisibilizações dela no Brasil.

De forma didática, dividimos os poucos registros na Folha de S.Paulo e em O Globo em dois
blocos: no primeiro, tratamos das personagens dos presidentes da República do Brasil que
tiveram papel noticioso em torno dessa comunidade, mas buscamos também registros sobre
os presidentes dos demais países da CPLP. No segundo bloco, reunimos as temáticas gerais
apresentadas para fazer falar e fazer mostrar essa comunidade. Os temas foram divididos
em Acordos Institucionais, Conflitos e Cultura.

Nos 20 anos da CPLP, os presidentes brasileiros foram Fernando Henrique, Lula da Silva,
Dilma  Rousseff  e  Michel  Temer.  Em  todo  esse  período  encontramos  registros  com
presidentes e/ou primeiros-ministros de Portugal, do Timor-Leste, de Moçambique e de Cabo
Verde.

Sobre esse primeiro bloco, as notícias da CPLP e a presença dos presidentes da República
resultaram em 26 registros na Folha de S.Paulo, sendo 7 com Fernando Henrique Cardoso e
14  com Luís  Inácio  Lula  da  Silva.  Em O Globo,  o  volume total  de  menções  sobre  os
presidentes dos países da CPLP foi de 22, e esses dois presidentes brasileiros tiveram 5 e 7
menções,  respectivamente.  Os  demais  registros  foram  distribuídos  entre  os  outros
mandatários  lusófonos.

Os dados revelam que na Folha, a “presença” de Lula associada à comunidade lusófona foi o
dobro  da  verificada  com  Fernando  Henrique.  Em  O  Globo,  a  diferença  entre  os  dois  foi
pequena,  mas  com  leve  vantagem  para  Lula.  Nesse  levantamento,  chama  atenção  a
ausência de registros com a presidenta Dilma. Ela esteve no poder por cinco anos e oito
meses e não há nenhuma notícia do seu envolvimento direto com as temáticas dos países
lusófonos. Em 2016, encontramos um único registro de Temer em razão de uma conferência
da CPLP em Brasília.

Ressaltamos  a  presença  significativa,  em  O  Globo,  dos  presidentes  e/ou  dos  primeiros-
ministros de Portugal. Eles tiveram o mesmo número de notícias que o presidente Lula. Esses



jornais  também publicaram entrevistas  com Joaquim Chissano,  de  Moçambique,  e  com
Ramos-Horta,  de Timor-Leste. O Globo trouxe ainda uma minúscula entrevista com José
Maria  Neves,  primeiro-ministro  de  Cabo  Verde.  Em  resumo,  sobre  os  presidentes
“estrangeiros”, na Folha houve 4 registros, sendo 2 de Portugal. Em O Globo foram 10, sendo
7 deles portugueses, o que revela clara predominância europeia na escolha de quem devia
falar sobre a comunidade.

No segundo bloco, passamos a considerar os registros das Temas Gerais da CPLP. Nele, tanto
na Folha de S.Paulo quanto em O Globo, a categoria Acordos Institucionais foi a que abrigou
os maiores registros. Nossa investigação apontou que 74% dos registros sobre os Acordos
Institucionais trataram apenas do acordo ortográfico. Existem outras pequenas notícias sobre
convênios nas áreas de educação, saúde, segurança e informática, mas as predominantes
foram sobre as tentativas de unificação da escrita no espaço lusófono.

Importante  ressaltar  que,  em  algumas  notícias  na  categoria  Cultura,  o  acordo  ortográfico
também foi citado, mas sem predominância narrativa. Outra constatação é que quando a
investigação buscava pela palavra-chave “Lusofonia” os registros nos dois jornais remetiam
sempre para as notícias das temáticas culturais. Ou seja, não existe uma associação nítida e
direta entre lusofonia e CPLP. Essa entidade apareceu quase sempre vinculada aos Acordos
Institucionais e aos conflitos na comunidade.

Nesse último tópico podem ser vistas notícias sobre golpes ou tentativas em Guiné-Bissau e
São Tomé e Príncipe, além de registros de corrupção e de ditadura em Angola e Guiné-
Equatorial. Destacou-se também as notícias nesse período sobre a luta pela independência
de Timor Leste.

Ao avançar sobre os dados nos jornais, averiguamos em que editorias essas notícias foram
publicadas nos 20 anos da CPLP. Em O Globo, a maioria foi para a cobertura internacional, na
editoria  de  O  Mundo,  especialmente  quando  as  suas  temáticas  trataram  de  conflitos.  Na
sequência,  nesse mesmo jornal,  temos os registros dos presidentes da República e dos
Acordos Institucionais. No Segundo Caderno e no encarte Prosa & Verso estiveram todas as
notícias culturais  e,  quando juntas,  elas superaram o volume inserido em O País,  onde
geralmente  os  presidentes  da  República  foram os  protagonistas.  Do ponto  de  vista  da
editoria de economia, a CPLP não teve qualquer atenção de O Globo. Além disso, o jornal
dedicou,  em  duas  décadas,  um  editorial  e,  nele,  tratou  das  relações  diplomáticas



Brasil/África, condenando-as duramente.

Na Folha de S.Paulo, a localização dos registros segue uma ordem pontualmente inversa à de
O Globo.  Nesse jornal,  a  predominância está na cobertura nacional  e  que,  geralmente,
envolveu os presidentes do Brasil. Os Acordos Institucionais da CPLP acabaram seguindo
para  a  editoria  de  Cotidiano;  os  Conflitos  para  Mundo,  e  os  cadernos  Ilustrada  e  Mais
abrigaram as temáticas da Cultura. Existem 3 registros de economia (Mercado) e um único
editorial  em que a Folha critica os esforços do Brasil  em colocar em prática a reforma
ortográfica sem esperar pelo “aval” de Portugal.

Para  finalizar  a  apresentação  do  que  foi  coletado  nessa  investigação,  verificamos  sobre  as
assinaturas desses registros nos dois jornais. A ideia era saber se as agências internacionais
de notícias colaboraram decisivamente, ou não, nas informações em O Globo e na Folha de
S.Paulo sobre a CPLP. Em outras palavras, buscamos apurar em que medida as agências
europeias e estadunidenses noticiaram os países da comunidade, e se essa cobertura foi
reproduzida nos jornais brasileiros.

Os resultados do levantamento revelaram que a grande maioria dos registros foi produzida
por repórteres dos próprios jornais no Brasil, em especial de Brasília, do Rio de Janeiro e de
São Paulo. Em apenas 4 notícias, em O Globo, e 9 na Folha existem a clara indicação de que
houve a colaboração das agências internacionais,  a exemplo da Agência de Notícias de
Portugal (Lusa) e da Agence FrancePresse (AFP).

Há um volume expressivo da participação de correspondentes de O Globo e da Folha de
S.Paulo nessas notícias. A maioria deles acompanhava as viagens dos presidentes brasileiros.
Em resumo, a visão que se construiu da CPLP no Brasil é obra da cobertura realizada por
jornalistas de O Globo e da Folha, com pouca interferência – pelo menos expressa – das
agências  internacionais  de  notícias.  Isso,  do  ponto  de  vista  de  nossos  objetivos,  é
interessante porque revela que a CPLP teve um regime de visibilização proposto por “falas
diretas” dos jornais brasileiros.

Depois de apresentar todos esses números e dados nesses últimos textos, reforçamos que a
comunidade lusófona esteve em profunda invisibilização nos seus primeiros 20 anos em
terras brasileiras. Na próxima semana, vamos aprofundar ainda mais nossa investigação na
tentativa de buscar saber o porquê dessa construção de apagamento, para além dessas
constatações.


