Doutoramento em Ciências e Tecnologia do Ambiente, na área da Ecotoxicologia, estudo do efeito de poluentes em fitoplâncton. Mestrado em Biologia, onde começou a produção científica, com o estudo de metazoários (Tardígrados) e a classificação de novas espécies para a ciência. Licenciatura em Biologia. Todo o percurso académico, contínuo, na Universidade do Porto. Seguiu-se a Universidade de Aveiro, com uma bolsa de investigação na área da Ecotoxicologia de Líquidos Iónicos, incluindo uma passagem na Universidade de Bremen sobre o mesmo tema. Como resultado do percurso académico, várias publicações em revistas internacionais e apresentações orais em eventos internacionais, nas seguintes áreas de especialização: Ciências do Ambiente, Sustentabilidade, Ecotoxicologia, Química Verde, Microbiologia, Química Analítica e Microscopia. Interesse pessoal nas áreas da Ecologia e Ambiente, além da formação académica, com participação em diversos projectos, formações e outros eventos, nacionais e internacionais. É membro fundador de associações ambientais nacionais.

Artigos deste autor:

Agricultura e Pescas
Paulo de Morais

As bolotas não são só para os porcos!

Se a importância dos sobreiros e da cortiça é inquestionável, por que estamos a limitar o seu fruto, com as qualidades aqui descritas, ao consumo dos porcos? Há bolotas para todos!

Ler Artigo »
Ambiente
Paulo de Morais

Impactos ambientais e outros voos picados…

“(…)para que serve um estudo de impacto ambiental se não para isto mesmo? A resposta “Sim, podem construir, mas têm de compensar o ambiente através de x, y e z.” é, simplesmente, o que é esperado de um estudo de impacto ambiental!”

Ler Artigo »
Ambiente
Paulo de Morais

Uma primavera silenciosa nos olivais?


(…) creio que aqui se está a traçar o caminho correcto: um partido político e uma associação ambiental expõem um problema, as organizações ligadas aos olivais reconhecem-no e, preventivamente, dão o benefício da dúvida e aceitam uma suspensão da prática em causa até haver pareceres técnicos que recomendem o que se fazer (…)

Ler Artigo »
Política
Paulo de Morais

Não há rosa sem espinhos?!

“ (…) 43% de partidos com representação parlamentar, quantos votos tiveram de conquistar para lá chegar? (…) variações subtis ao modelo em vigor podem gerar resultados substancialmente diferentes. ”

Ler Artigo »
Política
Paulo de Morais

O inútil voto em branco!?


(…) imaginemos que havia um quadrado para o referido “voto útil em branco”, onde se poderia fazer a cruzinha da ordem: feitas as contas, se por hipótese 10% dos votantes optassem por este, isto reflectir-se-ia em 10% dos lugares no parlamento vazios! (…) Será que teremos assim tanto a perder se se experimentar este sistema?!

Ler Artigo »
Ambiente
Paulo de Morais

O fim da picada! (ou o centralismo na luta ambiental)


as acções isoladas, de voluntários, de populares, e de diferentes associações, são menosprezadas – é essa a mensagem que estão a passar! – quando, e é preciso que se diga isto, muitas das vezes são as únicas acções de carácter ambiental com alguma relevância que se fazem no nosso país

Ler Artigo »
Ambiente
Paulo de Morais

O fim das vacas em Coimbra!?


(…) regresso (…) com um tema bastante quente em Portugal: o fim da carne de vaca na Universidade de Coimbra (UC)! (…) esta decisão da UC, boa ou má, “compra” imediatamente várias guerras: com os alunos, com os fornecedores, com a opinião pública… Seria preferível, portanto, nada fazer?

Ler Artigo »
Ambiente
Paulo de Morais

“Diz Não Ao Paredão”!


“vamos tentar mitigar efeitos negativos que surjam”, diz a Ministra do Mar, e penso que diz bastante porque tentar já é bom, não é?!

Ler Artigo »
Direito
Paulo de Morais

A justiça em Portugal


(…) à nona semana de 2019 atingiu-se a dúzia de mortes por violência doméstica em Portugal – é preciso escrever mais ou já parece certo que algo irá mal com a nossa justiça?

Ler Artigo »
Ambiente
Paulo de Morais

Proibir a desflorestação ou promover a reflorestação?

“Ainda que uma árvore demore anos a atingir a idade adulta, não deve ser colocada a tónica na reflorestação? A desflorestação é um problema e a reflorestação uma solução: não é importante encontrar soluções para os problemas do Mundo?!”

Ler Artigo »
Ciências
Paulo de Morais

Vacinar ou não: a culpa é das vacas?! Parte I.

“Sublinhe-se que, devido à vacinação, a varíola foi erradicada da espécie humana por volta dos anos 70 – uma espécie de revolução imunitária (…). Se é “assim tão bom”, por que razão há quem esteja contra as vacinas?”

Ler Artigo »
Ambiente
Paulo de Morais

Para que serve um estudo de impacto ambiental?

“Numa sociedade capitalista e consumista como a nossa, poderá haver a tendência para considerar o EIA apenas mais uma burocracia, um entrave aos grandes investimentos (cujos fins – os lucros – justificam todos os meios), ou simplesmente um desvario de “pessoas que gostam de fumar certas plantas que encontram na Natureza”.”

Ler Artigo »

LOGIN

REGISTAR